Ufes publica novos editais para auxílios Inclusão Digital e Acessibilidade nesta segunda, 14

11/06/2021 - 19:25  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes publica na próxima segunda-feira, 14, três novos editais para estudantes se cadastrarem no Auxílio Inclusão Digital Emergencial. As chamadas são voltadas aos que ingressaram no semestre 2021/1 nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Ufes. O período de inscrição vai de 15 a 27 de junho.

Dois editais, publicados em conjunto pela Proaeci e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, referem-se ao Auxílio Inclusão Digital Emergencial, sendo um para graduação e outro para pós-graduação. O terceiro trata do Auxílio Acessibilidade Digital Emergencial, voltado a pessoas atendidas pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes).

As chamadas de cadastro têm como objetivo identificar a demanda existente e oportunizar estratégias e ações de inclusão digital aos estudantes. Os interessados devem estar regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da Ufes, ter renda bruta familiar máxima de 1,5 salário mínimo per capita e não possuir equipamento de informática e/ou acesso à internet.

Auxílio Inclusão Digital Emergencial

O auxílio consiste em duas modalidades: auxílio-internet e auxílio-equipamento. O primeiro é destinado a viabilizar acesso a serviços de internet fornecendo pacote de dados móveis, concedidos por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, sob coordenação da Proaeci, que disponibiliza chips desde novembro de 2020.

Já o auxílio-equipamento é concedido na forma de doação e/ou empréstimo de equipamentos usados (notebook ou desktop), por meio do projeto Solidariedade Digital, coordenado pela Proex. Os termos e condições para recebimento de cada auxílio serão divulgados nas páginas oficiais da Ufes.

Essa é a quarta chamada aberta pela Universidade para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Até o momento, foram disponibilizados 3.767 auxílios para equipamento, 1.683 para o auxílio internet e, por meio do projeto Alunos Conectados, distribuídos 1.020 chips de celular.

Auxílio Acessibilidade Digital Emergencial

O auxílio-acessibilidade é voltado a estudantes atendidos pelo Naufes, com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo e que não possuam dispositivo ou equipamento de acessibilidade digital. O auxílio é pago em dinheiro e se destina à aquisição de equipamentos como teclado em braille, teclado ampliado, acionador de mouse por pressão, lupas, entre outros.

Vale destacar que, caso o estudante PcD (Pessoa com Deficiência) necessite de equipamentos como notebook ou computador de mesa, deverá fazer a solicitação de auxílio equipamento por meio dos editais voltados à graduação e à pós-graduação.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas em formulário disponibilizado na página da Proaeci, na qual o candidato deverá manifestar seu interesse por um ou mais auxílios. A estimativa é que o resultado parcial seja divulgado até 6 de julho.

Dúvidas relativas aos auxílios equipamento e internet poderão ser dirigidas à Proaeci pelo e-mail inclusaodigital2021@institucional.ufes.br, pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) ou pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 11 às 14 horas e das 15 às 20 horas).

Se a dúvida for relativa ao auxílio acessibilidade, pode-se entrar em contato com o Naufes pelo e-mail inclusaodigital2021@institucional.ufes.br ou naufes.ufes@gmail.com, ou pelo telefone (27) 98817-4738 (apenas ligações, das 9 às 17 horas).

Texto: Vinícius Fontana