Ufes promove oficina de cocriação de horta comunitária no campus de Goiabeiras

26/08/2022 - 10:15  •  Atualizado 29/08/2022 12:27

A Ufes deu início ao projeto de criação de uma horta comunitária que poderá ser utilizada pela comunidade interna e externa à Universidade. A oficina de cocriação para o lançamento da iniciativa foi realizada nesta quarta-feira, 24, na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras.

O evento contou com a presença do reitor Paulo Vargas; de membros da equipe idealizadora do projeto; de professores, técnicos-administrativos e estudantes da Ufes; e de representantes de hortas comunitárias da Grande Vitória, da Rede Urbana Capixaba de Agroecologia (Ruca), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Movimento do Pequeno Agricultor (MPA).

A Adufes também é parceira da iniciativa, por meio do Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental da entidade.

Diretrizes

Durante o encontro, os participantes se dividiram em grupos que discutiram os principais aspectos do projeto: seu objetivo, a quem será destinado, sistema de plantio, o que será plantado e quais recursos necessários para executá-lo (técnicos, humanos, financeiros e insumos). Depois serão elaborados relatórios para a construção das diretrizes que vão nortear a elaboração e a utilização da horta comunitária.

“A partir daí daremos início a projetos de extensão para a criação da horta, que será localizada no campus de Goiabeiras, em uma área do Centro de Educação Física e Desportos, próxima ao campo de tiro com arco”, explica a professora do Departamento de Desenho Industrial Thais Vieira, uma das coordenadoras do projeto juntamente com a professora e assessora de Relações Interinstitucionais da Reitoria, Liliana Barros.

Vieira ressaltou que a reunião foi importante para alinhar propostas com grupos e entidades que já cultivam hortas comunitárias, unindo saberes e compartilhando conhecimentos.

Segundo as coordenadoras, a expectativa é que a horta comece a ser efetivamente criada em outubro.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Fotos: Superintendência de Comunicação da Ufes e organização do evento