Ufes promove melhorias para otimizar gestão de bolsas e auxílios dos estudantes

08/03/2024 - 12:36  •  Atualizado 11/03/2024 18:38

A partir de agora, os estudantes que precisarem obter comprovante de rendimentos para declaração no Imposto de Renda podem ter acesso ao documento por meio do Portal do Aluno, não sendo mais necessário solicitar esses dados à Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF). Basta entrar no Portal do Aluno utilizando seu login único da Ufes e procurar o menu Relatórios -> Comprovante Rendimentos IR.

Essa medida, que visa simplificar a vida acadêmica e proporcionar maior autonomia aos estudantes, faz parte de um conjunto de ações que a Ufes vem adotando para otimizar a gestão de bolsas e auxílios para seus estudantes, por meio de um grupo de trabalho instituído pela Reitoria que se dedicou à discussão e à construção de um processo integrado para gerenciar esses benefícios.

O resultado desse esforço foi a Portaria Normativa Nº 131, de 27 de novembro de 2023, que formaliza as diretrizes para a gestão de bolsas e auxílios na Ufes. Essa portaria estabelece um marco importante para a instituição, garantindo maior eficiência e transparência nos processos.

As pró-reitorias envolvidas passaram a utilizar o módulo de gestão de bolsas e auxílios do Sistema Integrado de Ensino (SIE). Essa integração trouxe benefícios significativos, como:

1. Evitar pagamentos indevidos: O cruzamento de informações possibilitou identificar possíveis situações de bolsas simultâneas.
  2. Redução de Retrabalho: Com o processo definido, o cadastro de bolsistas tornou-se mais eficiente, eliminando retrabalho e garantindo maior agilidade.
  3. Automatização do Relatório de Pagamentos: O relatório que compõe o processo de pagamento de bolsas e auxílios agora é gerado automaticamente, poupando tempo e recursos.

Com essa iniciativa, a Ufes reafirma seu compromisso com a excelência na gestão e no atendimento aos seus alunos.

Com informações da Superintendência de Tecnologia da Informação
Imagem: Freepik