Ufes promove II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

10/02/2015 - 16:24  •  Atualizado 13/02/2015 09:07

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, participou na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, da cerimônia de abertura do II Seminário Capixaba Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, realizada no Centro de Convenções de Vitória. Promovido pelo Centro de Educação da Ufes por meio do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírio Santo (Nepales), o evento tem como objetivo promover reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita nas turmas do ciclo inicial de alfabetização.

Além do reitor Reinaldo Centoducatte, a mesa de abertura do Seminário foi composta pelo subsecretário estadual de Administração e Finanças, Eduardo Malini (representando o secretário estadual de Educação Haroldo Correa Rocha), pela diretora do Centro de Educação da Ufes Cláudia Maria Mendes Gontijo, pela presidente da União Nacional dos Dirigentes de Educação no Estado do Espírito Santo, Adenilde Stein Silva e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cleonara Maria Schwartz. O evento contou ainda com a presença de secretários de Educação de dezesseis municípios capixabas.

O reitor da Ufes destacou que Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa está efetivamente incorporado como uma missão institucional da Universidade. “Contribuir para o desenvolvimento humano no âmbito regional, com a disseminação do saber e a multiplicação do conhecimento já nos primeiros anos de vida, é um dos compromissos que a nossa universidade estabelece com a sociedade capixaba e brasileira”, afirmou Centoducatte.

Por Ana Paula Vieira