Ufes participa de congresso de comunicação das universidades federais

20/10/2020 - 21:28  •  Atualizado 21/10/2020 08:57

A quinta edição do Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) acontece de 19 a 21 de outubro, no formato on-line. O novo modelo, adotado em função da pandemia de COVID-19, ampliou a possibilidade de participação dos gestores e profissionais do todo o país. Da Ufes, participam a Superintendente de Comunicação, Ruth Reis, a Diretora de Jornalismo, Thereza Marinho, além de jornalistas do setor.

Para a palestra de abertura, foi convidado Muniz Sodré, professor emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na segunda, 19, o pesquisador tratou do princípio de Pinóquio – uma alusão aos tempos de difusão de notícias falsas.

Nesta terça, 20, a programação incluiu painéis temáticos e espaços para trocas de experiências sobre políticas de comunicação e sobre a atuação das universidades frente ao novo coronavírus. Na oportunidade, a jornalista Camila Fregona apresentou o relato Os desafios da TV Ufes na pandemia: novos formatos de trabalho e potencialidades da produção colaborativa, com destaque para a mostra de vídeos Juntos contra a COVID-19, que reuniu iniciativas da comunidade universitária no enfretamento à pandemia.

A programação segue nesta quarta, 21, com a conferência Comunicação pública e novas estratégias de comunicação com a sociedade, proferida por Jorge Duarte, gerente de Comunicação Estratégica na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e diretor de Relações Acadêmicas da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública).

O evento é realizado pela Diretoria Nacional do Cogecom e pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coordcom/UFRJ). As atividades do 5º Cogecom estão disponíveis no canal da webTVUFRJ.

Texto: Camila Fregona