Ufes participa da maior conferência mundial dedicada à educação internacional

08/06/2022 - 11:22  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A Ufes marcou presença na conferência anual da Associação de Educadores Internacionais (NAFSA), maior associação mundial dedicada à educação internacional, realizada entre os dias 31 de maio e 3 de junho em Denver (Colorado, EUA). Depois de dois anos sendo realizada somente no formato virtual, em função da pandemia, a conferência deste ano contou com cerca de 6.500 participantes de mais de 150 países, e apresentou as últimas inovações, novas estratégias e melhores práticas de internacionalização da educação mundial.

A Universidade foi representada no evento pelo secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, que realizou reuniões de trabalho com representantes de 16 instituições de 10 países diferentes, com destaque para Estados Unidos, Canadá, França e Espanha. O objetivo destas reuniões foi estabelecer parcerias institucionais voltadas à ampliação e ao aprofundamento da internacionalização da Ufes, no ensino de graduação e de pós-graduação, na pesquisa, na extensão, na assistência e na gestão, conforme definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2030).

Segundo o Yuri Leite (foto), durante a conferência foi possível apresentar a Ufes e o Espírito Santo para novos parceiros e reforçar os laços já existentes com os atuais parceiros. Também foram definidas estratégias para facilitar o envio de alunos da Ufes para o exterior, como redução ou isenção de taxas e alojamento, assim como o recebimento de alunos estrangeiros na Ufes, como questões de idioma, moradia, transporte, segurança e burocracia. Além disso, foram apresentados produtos relevantes que auxiliam no processo de internacionalização, como testes de proficiência e cursos de idiomas, e seguros e soluções baseadas na tecnologia, como cursos on-line e mobilidade virtual, por exemplo.

“Foi fundamental fazer parte deste evento presencial, que é, de certa forma, uma vitrine das universidades para o mundo. Nossos parceiros esperam nos ver lá e nos tornamos visíveis para futuros parceiros estratégicos também. A grande maioria das reuniões foram agendadas por iniciativa da instituição estrangeira, ou seja, a Ufes é uma instituição valorizada e cobiçada no contexto mundial da educação. Portas importantes foram abertas para o estabelecimento de acordos internacionais de cooperação acadêmica e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científica, fundamentais no contexto do nosso Programa de Internacionalização Capes-Print, por exemplo. A cooperação internacional é uma das molas propulsoras da ciência brasileira e mundial e este é o caminho que devemos continuar seguindo em busca da excelência e da inclusão”, destacou o secretário.

Segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), atualmente 70 estudantes estrangeiros estudam na Ufes, oriundos de vários países.

A participação das instituições de ensino brasileiras no evento foi organizada pela FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, da qual a Ufes participa, e que montou um estande com o lema Research and Study in Brazil (Pesquise e Estude no Brasil), no qual foram disponibilizados material de divulgação das instituições e mesas para reuniões. A delegação brasileira (foto) contou com representantes de 17 instituições de ensino superior brasileiras, incluindo 9 universidades federais, 3 estaduais e 5 privadas.

Com informações e fotos da Secretaria de Relações Internacionais