Ufes participa como coorganizadora de evento mundial sobre sustentabilidade

18/06/2021 - 19:43  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Com o tema A Política da Esperança: Resiliência e Resistência Popular em Tempos Catastróficos, foi aberto nesta sexta-feira, 18, o 8º Fórum Sul sobre Sustentabilidade, um evento mundial organizado pela Universidade de Lingnan (China) e pela Universidade Global para a Sustentabilidade (Global U) – uma universidade aberta, com contribuição de docentes de diversas nacionalidades, dentre eles os professores da Ufes Paulo Nakatani e Rogério Faleiros, ambos do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes.

O fórum, que neste ano acontece no formato on-line, vai até o dia 19 de julho e tem como um dos coorganizadores o PPGPS/Ufes. É mais uma ação alinhada à meta de internacionalização das ações da Universidade por meio do projeto Capes-PrInt Ufes.

“Estamos discutindo questões ambientais, pandemia e diferentes assuntos que vêm afetando a população ao redor do mundo. A reflexão não é no sentido de pensar a esperança como mecanismo instrumental vazio, mas no sentido de uma ação política, que não pode ser individual, e sim coletiva”, afirma a professora do PPGPS Maria Lucia Garcia, que participou da mesa de abertura do evento. Ela destaca que o que deve mover a ação é “a esperança de luta por um mundo melhor, buscando o modelo de sociedade que acreditamos ser melhor”.

O 8º Fórum reúne pesquisadores das Américas, da Ásia, da Europa e da África. “A ideia é juntar pensadores críticos que possam contribuir com o debate que é diverso, mas em torno de um mesmo eixo, ou seja, o entendimento de que o conhecimento precisa se espraiar, o conhecimento crítico, radical, que defenda a luta contra todo tipo de opressão e barbárie”, afirmou a professora.

Texto: Sueli de Freitas