Já estão em funcionamento nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus os equipamentos que permitem o acesso gratuito e seguro à rede de internet sem fio. Nesta primeira etapa é possível acessar a rede Eduroam (Education Roaming) nas bibliotecas Central do campus de Goiabeiras e dos centros de Artes (CAr), Tecnológico (CT), de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências Agrárias (CCA) e Universitário Norte de São Mateus (Ceunes). O acesso também será possível nas áreas das cantinas dos quatro campi, em um raio de até 20 metros. Em uma segunda fase, será possível o acesso a rede sem fio nas salas de aula, auditórios e laboratórios.
Os estudantes, professores e servidores poderão conectar-se à rede usando a senha atualmente utilizada para acesso aos portais da Ufes. Cartazes explicativos serão afixados nos locais para orientar os usuários quanto à forma de acesso.
A Eduroam (Education Roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Já integram a rede Eduroam universidades de cerca de 60 países. A Ufes foi a terceira das 12 universidades brasileiras que aderiram ao serviço. O diretor-geral do NIT, Hans Schneebeli, ressalta as vantagens do novo sistema: “Além da segurança, a rede Eduroam permite que qualquer aluno ou servidor da Ufes tenham acesso à web gratuita com seu login e senha, em qualquer instituição de ensino do mundo, desde que esta faça parte da rede Eduroam”.
Ampliação
O reitor Reinaldo Centoducatte afirma que o serviço será ampliado em breve: “Esta é a primeira etapa. Nossa meta é ampliar a rede para todos os prédios de todos os campi da Universidade”.
Atualmente estudantes e professores tem acessado a rede sem fio por meio de pontos de acesso instalados de forma limitada pelos departamentos. No entanto, esses equipamentos serão desativados à medida em que o acesso via Eduroam for ampliado para evitar interferências que prejudicariam o desempenho da conexão.
“Este projeto também amplia a velocidade da internet, de 400 Megabits para 10.000 Megabits (10 Gigabits) por segundo. Também está sendo implementado um sistema de segurança para adequar a Ufes ao Marco Civil da Internet”, afirma o diretor administrativo do NTI, Renan Teixeira. Por isso, ele faz um alerta: “É importante que o usuário saiba que, se disponibilizar seu login e senha para terceiros, esta pessoa poderá ter acesso a todos os seus dados como aluno ou servidor. Além disso, o usuário será responsabilizado em caso de uso indevido da internet”.
Veja no arquivo em anexo os pontos de internet gratuita nos quatro campi da Ufes.
Por Thereza Marinho
Universidade Federal do Espírito Santo