Ufes obtém nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação

21/06/2023 - 15:41  •  Atualizado 05/07/2023 15:29

A Ufes obteve conceito máximo – nota 5 – na Avaliação para Recredenciamento Institucional do Ensino Presencial, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado nesta quarta-feira, 21, representa um avanço em relação à avaliação anterior, realizada em 2010, em que a Universidade havia obtido nota 4.

Veja aqui a matéria produzida pela TV Ufes.

O recredenciamento institucional integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa a qualidade da educação desenvolvida na Universidade, abarcando também os cursos e o desempenho dos estudantes. É uma avaliação que ocorre a cada oito ou dez anos, e que foi adiada em função da pandemia de covid-19. Nele são analisados 50 indicadores, que se agrupam em cinco eixos temáticos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

“Este resultado precisa ser muito comemorado, pois reflete a grandiosidade da Ufes, a única universidade federal no Espírito Santo. A Ufes passa a integrar um seleto grupo de universidades federais que são nota 5”, destaca o reitor da Ufes, Paulo Vargas. Segundo o sistema e-MEC, até então 13 das 69 universidades federais são nota 5. A Ufes será a 14ª.

“Agradecemos a toda a comunidade acadêmica, em especial àqueles que participaram na preparação e no processo de recredenciamento. Este resultado é fruto de um esforço coletivo, é uma conquista que é de todos, pois a Ufes somos nós”, complementou o reitor.

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes destaca o grande esforço institucional, não só da Comissão Própria de Avaliação e dos colaboradores dos diversos setores diretamente envolvidos em levantar cerca de 1,4 mil documentos que embasaram a avaliação, mas também de todos os gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes que participaram de reuniões para analisar a Universidade. “Foi um esforço de todos os setores e de todos os campi”, afirma a secretária de Avaliação Institucional, professora Leila Massaroni. Ela também destacou a importância do resultado obtido pela Universidade: “Essa avaliação fala sobre a qualidade da educação que temos na Ufes”.

Avanços

A visita institucional dos avaliadores à Ufes ocorreu de forma virtual entre os dias 14 e 16 de junho. Para chegar ao conceito 5, os avanços mais importantes da Ufes ocorreram nos eixos de planejamento e avaliação, de desenvolvimento institucional (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI) e de políticas acadêmicas, com melhoria na política de atendimento aos discentes.

Os avaliadores indicaram possibilidades de melhorias no eixo de infraestrutura, o que, para a Administração Central da Ufes, reflete num passivo nessa área e nos contingenciamentos financeiros impostos à Universidade nos últimos anos. “São melhorias que já tinham sido mapeadas e que já estão em fase de planejamento, contratação ou realização”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Ufes, Alessandro Mattedi.

No próximo mês, de 3 a 5 de julho, a Ufes passará pela Avaliação para o Recredenciamento Institucional do Ensino a Distância, também realizada pelo Inep.

Texto: Lidia Neves