Ufes moderniza pagamento de serviços com opção de Pix e cartão de crédito

01/03/2024 - 17:13  •  Atualizado 04/03/2024 19:39

A Ufes passou a utilizar neste ano o PagTesouro, um sistema de processamento de pagamentos digitais gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que facilita o recebimento de taxas de serviços. Por meio do PagTesouro, os usuários podem fazer pagamentos via Pix ou cartão de crédito, além da opção de Guia de Recolhimento da União (GRU).

“O sistema anterior tinha a limitação de os pagamentos serem feitos por GRU; os recursos eram compensados três dias depois na conta única do Tesouro Nacional. Agora, o recurso entra de forma instantânea após o pagamento”, afirma o diretor de Contabilidade e Finanças da Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF) da Ufes, Douglas Caliman.

Implantado em novembro de 2023 pela STN, o sistema foi adotado no mês de dezembro na Ufes, mas atingiu o funcionamento pleno em janeiro último. Paralelamente, a Ufes desenvolveu uma plataforma própria, o PagUfes, vinculada ao PagTesouro, que disponibiliza os serviços mais acessados pelos usuários numa interface mais acessível.

Entre as taxas de serviços que estão no PagTesouro estão a de confecção de diploma, de inscrição para concursos, e para os cursos do Núcleo de Línguas. “Alguns desses serviços irão migrar para o PagUfes durante o ano de 2024, a exemplo do que já fizemos com o pagamento para os restaurantes universitários e de multas nas bibliotecas da Universidade”, afirma Caliman.

Como funciona

Ao acessar o PagTesouro o usuário deve selecionar o órgão arrecadador (Universidade Federal do Espírito Santo), a unidade gestora arrecadadora (setor da Ufes) e o serviço escolhido. A partir daí, basta preencher os dados pessoais e iniciar o pagamento.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Ministério da Economia