Ufes lança plataforma interativa que reúne indicadores e informações sobre a Universidade

05/07/2023 - 16:20  •  Atualizado 06/07/2023 19:01

A Ufes lançou, nesta quarta-feira, 5, a plataforma InfoUfes, que integra indicadores, informações e dados institucionais de forma visual e interativa, relacionados à gestão e aos resultados da Universidade. O lançamento foi realizado no auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central, e contou com as presenças do reitor da Ufes, Paulo Vargas, do vice-reitor, Roney Pignaton, da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), de pró-reitores, gestores e servidores da Universidade.

Na foto, compõem a mesa o ex-pró-reitor da Proplan, Rogério Faleiros; a pró-reitora Cristina Engel; o reitor Paulo Vargas; o vice-reitor Roney Pignaton; e o diretor de Planejamento e Informações Institucionais, Silas Potin.

Com o objetivo de promover a transparência e o avanço da governança institucional, a InfoUfes possibilita que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, navegue de forma rápida e interativa pelos dados da Universidade, sintetizando os principais assuntos por meio de gráficos e tabelas parametrizados pelo próprio usuário.

Segundo o reitor da Universidade, o lançamento da InfoUfes contribui não só para melhorar a publicidade e a transparência dos dados, mas para auxiliar no acompanhamento das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2030).

“Essa ferramenta facilita o monitoramento das informações, fortalecendo o nosso planejamento institucional e a adoção de estratégias alinhadas ao PDI”, disse Vargas. “Seguimos avançando em nosso compromisso com uma cultura institucional que defende a transparência e a inovação como bases fundamentais para se garantir uma educação pública de qualidade, socialmente responsável e que pretende avançar sempre”.

Primeira versão

Como frisou o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, a plataforma está na sua primeira versão e reúne informações sobre cursos, assistência estudantil, programas de bolsas, indicadores acadêmicos, orçamento, gestão de pessoas, avaliação institucional e projetos de gestão. “Queremos avançar rapidamente para a versão 2.0”, afirmou Pignaton. Ele adiantou os próximos conjuntos de dados que serão disponibilizados na atualização: “A expectativa é ter informações sobre infraestrutura, extensão, inovação e internacionalização”.

Seguindo um princípio “transversal”, nas palavras do vice-reitor, a transparência da plataforma responde às demandas sobre a visibilidade das informações da Ufes, reunidas em um único ambiente. Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, “os dados [da Universidade] estão cada vez mais visíveis, as pessoas podem usufruir deles e gerar conhecimento”, disse.

Iniciado na gestão do ex-pró-reitor da pasta, Rogerio Faleiros, em agosto de 2020, o desenvolvimento da plataforma contou com o apoio de todas as pró-reitorias e superintendências da Ufes. Segundo Faleiros, a iniciativa ganhou corpo quando a equipe da Proplan notou que as informações da Universidade estavam dispersas.

“Precisávamos atender a diversos itens de governança, mas encontrávamos dificuldade no acesso às informações, que tinham controles diversos”, disse. “Com as informações atualizadas na plataforma, podemos melhorar a tomada de decisão em diversos setores”.

Acessível

Segundo o diretor de Planejamento e Informações Institucionais, Silas Potin, os dados da InfoUfes estão agrupados em quatro grandes áreas: acadêmica, orçamentária, gestão e pessoal. As informações são oriundas de diversas fontes internas e externas à Universidade, como os dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Tesouro Gerencial e o Sistema de Informação para o Ensino (SIE) Ufes.

Ele acrescentou que a plataforma “foi toda construída de forma integrada, automatizada, com toda a curadoria de dados operacionalizada de forma tempestiva. A ideia é que os sistemas conversem, falem a mesma língua de dados”.

Além de reunir essas informações e apresentá-las em gráficos, listas e tabelas, a plataforma disponibiliza filtros para que o usuário faça pesquisas mais específicas, como o número de estudantes de determinado curso assistidos por benefícios ou tipos de bolsas concedidas por unidade acadêmica.

Caso o ingressante ou o futuro universitário queira visualizar a Ufes, a capa da plataforma já apresenta imagens dos quatro campi. “A capa é uma vitrine para a sociedade conhecer a Ufes, cada campus tem seu próprio visual”, disse o diretor. É possível, também, navegar pelos cursos de graduação e pós-graduação, observando a localização geográfica de cada centro de ensino num mapa ao lado dos dados.

Outra funcionalidade oferecida pela InfoUfes é a explicação de dados considerados mais técnicos, sobretudo das áreas de orçamento e indicadores acadêmicos. Ao alternar a visão geral para a visão mais detalhada, o usuário encontra um ícone com a descrição de cada indicador, como taxas de ocupação, evasão e retenção.

Também estão disponíveis, por exemplo, abas que detalham conceitos do orçamento da Universidade e um glossário de termos orçamentários vinculado ao Congresso Nacional. Tudo isso com uma linguagem acessível, explicou Potin. “Nossa preocupação é entregar à sociedade informações com uma linguagem cidadã”, destacou.

Texto: Leandro Reis
Fotos: Patrícia Cardoso e Leandro Reis