Ufes integra projeto de navio-escola que faz visita inaugural ao ES nesta quinta, 9

07/03/2023 - 12:22  •  Atualizado 09/03/2023 12:41

A partir desta quinta-feira, 9, estudantes formandos do curso de Oceanografia da Ufes embarcarão no navio-escola Ciências do Mar III, um Laboratório de Ensino Flutuante (LEF) com modernos equipamentos na área e capacidade de garantir aos alunos uma experiência embarcada de cinco a sete dias. Esta é a primeira viagem da embarcação ao Espírito Santo.

A experiência dos estudantes será possível devido a um convênio firmado em novembro de 2022 entre a Ufes e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que administra o Ciências do Mar III. O navio é compartilhado entre instituições de ensino da região Sudeste que oferecem cursos na área de Ciências do Mar e integra o projeto LEF, tendo outros três navios “irmãos” espalhados pelo litoral brasileiro. Eles foram desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMAR).

O vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, e outros professores da Universidade visitarão o navio nesta quinta-feira, 9, às 12h30. Na viagem, embarcarão 14 estudantes da Ufes e um professor, além de um pós-doutorando, que vai conduzir um experimento de pesquisa com um robô submarino (ROV), e uma enfermeira, ex-aluna do curso de Enfermagem da Ufes, que auxiliará os alunos com possíveis problemas de mal-estar gerados pelo balanço das ondas.

O grupo permanecerá em alto-mar até o dia 16 de março. Entre os dias 17 e 19, a embarcação deverá receber outras visitas e fará uma pequena viagem com os professores do curso para conhecer melhor os equipamentos do navio. No dia 19, o navio será entregue para o Ifes de Piúma e, posteriormente, retornará para Niterói, onde se localiza sua base operacional.

Infraestrutura

O professor do Departamento de Oceanografia da Ufes Agnaldo Silva Martins, responsável pelo programa didático da disciplina Embarque Supervisionado, afirma que esta é uma importante aquisição para a infraestrutura da Ufes. “Os estudantes atualmente realizam essa experiência embarcada, mas em geral em embarcações nem sempre em condições ideais para o aprendizado. Agora, poderemos ministrar uma aula do curso no ambiente e utilizando os equipamentos que tanto mencionamos em aulas teóricas”, afirma.

Segundo o professor, o navio deve voltar duas vezes por ano ao Estado para atender a Ufes e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Piúma, que tem um curso de Engenharia de Pesca.

Martins explica que o projeto LEF foi iniciado quando foi constatada a existência de cerca de 45 cursos de ciências do mar espalhados pelo Brasil. Contudo, não existiam navios-escola para o treinamento dos estudantes. Por isso, o treinamento ocorria de “carona” em embarcações de instituições de pesquisas, universidades e empresas, mas que geralmente não forneciam as condições ideais para o aprendizado dos alunos.

“O objetivo deste navio não é pesquisa, mas ensino. As pesquisas podem e devem ocorrer porque o navio é equipado com instrumentos oceanográficos de última geração, que são os mesmos usados em pesquisas, mas a ideia do projeto é que os estudantes possam interagir com o navio e aprender o que geralmente não é possível em expedições onde eles vão ‘de carona’”, detalha o professor.

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Universidade Federal Fluminense (UFF)