Ufes inicia o primeiro semestre letivo de 2023 nesta segunda-feira, 20

16/03/2023 - 15:55  •  Atualizado 20/03/2023 15:15

As aulas do primeiro semestre letivo de 2023 terão início na próxima segunda-feira, dia 20 de março, nos quatro campi da Ufes: Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, e nos municípios de Alegre e São Mateus. Estudantes veteranos e ingressantes serão recepcionados com a campanha O depois começa agora, numa referência ao caminho trilhado por cada estudante que ingressa na universidade pública em busca de um futuro promissor, profissional e pessoalmente.

Na primeira semana, os centros de ensino e os departamentos dos cursos realizarão atividades para receber os estudantes. Os alunos devem se dirigir ao seu centro e conferir a programação. Já o evento institucional de acolhimento aos estudantes ingressantes será realizado nos dias 27 e 28 de março, no Teatro Universitário.

A solenidade de abertura, no dia 27, às 18 horas, vai contar com a presença do reitor, Paulo Vargas; do vice-reitor, Roney Pignaton; e dos pró-reitores de Graduação, Cláudia Gontijo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda; de Extensão, Renato Neto; e de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; além do secretário de Cultura, Rogério Borges. A aula inaugural, às 19h15, terá como tema Violência nas Universidades e permanência estudantil, com Daniel Tojeira Cara, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Orientações

No dia 28, das 9 às 12 horas (para os estudantes dos cursos matutinos) e das 18 às 21 horas (para os dos cursos noturnos), a programação continua no Teatro Universitário. A primeira mesa abordará o tema Viver a Universidade e terá a participação do diretor de Assistência Estudantil da Ufes, Iury Pessoa; do diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina; e do representante do Núcleo de Línguas Ufes, Mário Cláudio Simões.

Já a segunda mesa dará orientações sobre Rotinas Acadêmicas e contará com a presença da diretora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (DAA/Prograd), Margarete Moraes; da diretora de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd), Kalline Aroeira; e da diretora de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/Prograd), Anita Lacerda.

Matrículas

Até o dia 15 de março, 1.284 ingressantes via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já haviam sido matriculados em cursos de graduação da Ufes para este primeiro semestre de 2023. O número final será fechado após o período de matrícula dos convocados na lista de espera do Sisu, que termina no dia 20 de março.

Aos estudantes da Ufes são disponibilizados restaurantes universitários nos quatro campi, o acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/Ufes), a bolsas de estágio, estudo de línguas e iniciação científica e tecnológica, entre outras oportunidades. Na área de Assistência Estudantil, um amplo programa concede auxílios nas áreas de transporte, moradia, alimentação, material de consumo e inclusão social, visando favorecer a permanência na Universidade para os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Texto: Sueli de Freitas