Ufes inicia em 30 de agosto o primeiro Censo Estudantil para as Ações Afirmativas

25/08/2022 - 12:27  •  Atualizado 29/08/2022 16:51

Buscando identificar os grupos que compõem sua comunidade acadêmica, a Ufes vai produzir o primeiro Censo Estudantil para as Ações Afirmativas, voltado para estudantes de graduação da Universidade. O objetivo do questionário é levantar dados relativos ao perfil sociocultural e socioeconômico da comunidade universitária, visando subsidiar a produção de indicadores que contribuam para o acompanhamento, a qualificação e o fomento estratégico de políticas afirmativas de acesso e permanência dos estudantes na Ufes. O formulário deverá ser preenchido por todos os graduandos, no ato da matrícula, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, por meio do Portal do Aluno.

O Censo Estudantil é coordenado pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e tem o intuito de produzir dados ainda inexistentes relacionados a categorias que não são contempladas atualmente nos documentos e questionários da Ufes, além de integrar elementos que já existem e estão dispersos em diferentes setores. As respostas do censo servirão de referência para a realização de estratégias de gestão previstas para o período de 2021 a 2030, do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI/Ufes).

O estudo será dividido em três etapas: Perfil do estudante; Acesso e permanência; e Sociocultural: pertencimentos, localidades e vivências sociais. O tempo previsto de resposta ao questionário é de cinco a dez minutos.

Diversidade

Em 2021, a fim de analisar quais dados estavam disponíveis nos cadastros da instituição e coletar informações que ajudariam na construção do censo, a DAAD realizou um pré-teste com as pró-reitorias da Ufes, no qual identificou-se que a Universidade possui informações mais consistentes relativas a cor/raça e gênero. A partir dos resultados, a equipe considerou necessário identificar outros pertencimentos, como identidade de gênero e diversidade sexual, pessoas com necessidades específicas e pertencimentos étnicos, de maneira mais qualificada.

Para os pesquisadores do DAAD, esse pré-mapeamento ratificou a importância da ampliação do projeto para produzir dados ainda inexistentes e contemplar categorias não previstas nos formulários da Ufes. Assim, o Censo Estudantil acontece em 2022, ano que marca a primeira década da Lei de Cotas (nº 12.711/2012), política nacional que possibilitou a ampliação do acesso de estudantes oriundos de escolas públicas de educação básica e de famílias de baixa renda, negros, indígenas e pessoas com deficiência nas universidades públicas do país.

O preenchimento do formulário do Censo Estudantil para as Ações Afirmativas é pré-requisito para a concretização da matrícula no período 2022/2. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail daad.proaeci@ufes.br.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes