Ufes ingressa em ranking de universidades que têm entre 51 e 80 anos de existência

09/07/2020 - 19:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes foi incluída, pela primeira vez, no ranking Times Higher Education (THE) Golden Age, que classifica instituições que estão nos seus chamados anos dourados, ou seja, entre 51 e 80 anos de idade, fundadas entre 1950 (após a Segunda Guerra Mundial) e 1967.

Criada em maio de 1954, a Universidade foi classificada no grupo de instituições entre a 251a e a 300a posição (a partir da 101a colocação, as universidades são classificadas em grupos de 50). Os aspectos em que a Ufes ficou mais bem avaliada foram a transferência de conhecimento para a sociedade (com 36,1% da pontuação máxima) e a internacionalização (22,4%).

Além desses dois critérios, as instituições que participam do Ranking THE Golden Age são avaliadas em ensino, pesquisa e citações acadêmicas, assim como no ranking global da THE, divulgado em setembro de 2019, em que a Ufes foi incluída pela primeira vez entre as melhores do mundo.

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Cardoso, a presença em mais um ranking é resultado da atuação internacional da Universidade, do empenho dos professores, da qualidade do ensino, do desempenho em publicações acadêmicas e do seu envolvimento com a sociedade. “A inclusão da Ufes em mais esse ranking consolida e dá transparência à integração da Universidade com a sociedade. Essa integração tem sido bastante mostrada durante a pandemia e a participação no ranking comprova que ela já existe há muito tempo”, afirma.

Assim como a Ufes, foram incluídas pela primeira vez no ranking as universidades federais de Alagoas (Ufal) e do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ranking Golden Age

Dentre as 308 universidades que integram o ranking dos anos dourados, o primeiro lugar geral ficou para a norte-americana Universidade da Califórnia San Diego. A primeira das 20 instituições brasileiras é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 74a posição, seguida da Universidade de Brasília (UnB) e da Federal de Santa Catarina (UFSC), que estão entre 101a e 150a.

Junto com a Ufes, na posição 250-300, estão as universidades federais de Alagoas (Ufal), Goiás (UFG), Pará (UFPA), Santa Maria (UFSM) e Fluminense (UFF), além da Udesc.

A THE é uma das principais classificações do mundo de instituições de ensino superior e faz versões temáticas do ranking, como por região, por tempo de vida da instituição, por situação econômica do país e por impacto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – nesta última, a Ufes ficou entre as melhores do Brasil (saiba mais e conheça o relatório de sustentabilidade da Universidade em http://ufes.br/conteudo/ufes-esta-entre-lideres-brasileiras-no-ranking-de-impacto-para-os-ods).

Paralelamente ao ranking Golden Age, foi divulgado também o resultado das universidades consideradas jovens, ou seja, com menos de 50 anos de existência.

Texto: Lidia Neves