
A Ufes recebeu o Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital, na categoria Academia em Inovação Aberta - Grande Vitória. Em sua quinta edição, foram premiadas instituições de ensino, startups e empresas tradicionais.
A entrega do troféu aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24, no Laboratório de Inovação e Transformação Digital da Arcelor Mittal Tubarão, na Serra, e contou com a presença da superintendente de Projetos e Inovação da Ufes (Spin/Ufes), Miriam de Magdala, e da diretora de Inovação da Spin, Letícia Pedruzzi.
O prêmio reconhece o ecossistema capixaba de inovação por meio de votação aberta e esta é a segunda vez que a Ufes é agraciada dentre as instituições acadêmicas. Na edição de 2021, a Universidade venceu o Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital na modalidade Academia Científica, que deixou de existir e foi substituída pela categoria Academia em Inovação Aberta.
Segundo Magdala, é principalmente por meio das empresas que ocorre, de fato, a entrega de produtos e serviços inovadores para a sociedade, e este troféu é um reconhecimento importante do papel da Ufes para a inovação do Espírito Santo. “A universidade participa, com conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico, da criação de produtos e serviços inovadores, mas nunca faz isso sozinha. E o conceito de inovação aberta diz respeito exatamente a isso: organizações diferentes cooperando para inovar”, avalia Magdala.
A Spin é um órgão estratégico da Universidade, também conhecido como Inova Ufes. A agência foi criada em 2024, para promover as ações relacionadas ao desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo no âmbito da instituição, tendo como objetivo ser um elo importante entre os ecossistemas de inovação do Espírito Santo e do país.
Sobre o prêmio
Criado em 2019, o prêmio iNO.VC ArcelorMittal reconhece instituições e projetos de destaque nas áreas de inovação e empreendedorismo, celebrando a criatividade, a inovação e o espírito inovador de organizações que impulsionam o ecossistema de inovação dos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará.
A iniciativa faz parte do Programa INO.VC, que tem o objetivo de conectar pessoas, ideias e propósito, envolvendo mais de 2 mil startups, uma rede robusta de inovação e 11 hubs em diversos estados do Brasil.
Fotos: Spin/Ufes