Ufes fica em 30º lugar entre as universidades brasileiras no Ranking QS América Latina

23/09/2022 - 15:59  •  Atualizado 26/09/2022 19:34

A Ufes subiu duas posições no Ranking QS América Latina 2023, em comparação com a edição passada, ficando em 109º lugar na região e em 30º entre as brasileiras. A classificação, divulgada nesta quinta-feira, 23, é organizada pela instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em pesquisa em educação. O ranking inclui 428 instituições, sendo 98 brasileiras.

Com esse resultado, a Universidade ficou entre o total de 26% das melhores do subcontinente, sua melhor marca percentual desde o ranking de 2015, quando havia ficado entre as 38% melhores. A Ufes está 37,6% acima da média latino-americana e 21,5% da brasileira, com aumento de mais de cinco pontos percentuais em relação ao resultado do ano anterior. No arquivo anexado abaixo, conheça os dados da Ufes no ranking.

Este ano, o primeiro lugar ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre as brasileiras, também se destacaram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, em 5º lugar) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 8º).

O secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, destaca o nível de excelência das universidades públicas. “Entre as 30 mais bem colocadas do Brasil, 25 são públicas, sendo 20 universidades federais”, aponta.

Destaques

Os índices que mais subiram este ano foram o da rede internacional de pesquisa (em que a Ufes ficou em 36º lugar, com 89% da pontuação máxima), de impacto web (54º, com 52,8% dos pontos) e de citações por artigo científico (113º, com 35,5%). A instituição também está bem posicionada regionalmente, acima da média, em relação ao número de pesquisadores com doutorado (em 21º, com 97,7% do máximo) e ao índice de artigo por pesquisador (56º, com 56,6%). Na pontuação geral, obteve 38,6 pontos em 100.

No último ano, o número de citações de artigos científicos (excluídas as do próprio autor) da Ufes aumentou de 23.058 para 30.934, incrementando a média de citação de 4,5 para 5,5. Esse foi o item individual no qual a Universidade mais subiu, crescendo 18 posições. Já em relação à média de artigos por docente, a Universidade subiu de 2,8 para 3,1. A média atual da Ufes equivale a mais que o dobro da regional, que é de 1,5.

A Ufes começou a participar desse ranking na edição de 2013-2014 (na época, o ranking era elaborado com dois anos) e subiu doze posições na classificação desde que foi incluída pela primeira vez. Saiba mais informações sobre outros rankings dos quais a Ufes participou no site da Secretaria de Relações Internacionais.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes