Ufes está entre as dez melhores universidades federais em transparência de informações

26/04/2021 - 20:16  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

A Ufes está no Top 10 do ranking 2020 entre as universidades federais brasileiras em relação ao atendimento de itens de transparência ativa de informações institucionais. O diagnóstico é da Controladoria-Geral da União (CGU) e também indica que a Ufes é a sexta universidade federal que mais recebeu registros de controle e participação social no ano passado, por meio de manifestações na Ouvidoria. O levantamento demonstra percepção do público na utilização do serviço prestado. O Relatório de Ouvidoria e o Relatório da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação foram produzidos pela Ouvidoria da Ufes e disponibilizados à Administração Central da Universidade e à sociedade por meio do site https://ouvidoria.ufes.br/.

A avaliação de quem procura o atendimento da Ouvidoria evidencia sistemática evolução do nível de satisfação. De acordo com 70% dos manifestantes, as demandas apresentadas em 2020 foram totalmente ou parcialmente atendidas. Em 2018, 63% do público aprovou o atendimento e, em 2019, 67%. Ainda no ano passado, 68,7% dos manifestantes avaliaram o atendimento prestado pela Ouvidoria como regular, satisfatório e muito satisfatório. Em 2018, esse percentual foi de 47,8%, e em 2019, de 56,7%.

A Ouvidoria da Ufes está integrada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (Sisouv) desde 2016 e, por meio da Fala.BR – plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação –, promove controle e participação social em interação com a comunidade universitária e a sociedade.

“Os indicadores demonstram que a Universidade atua com eficiência para a participação e o controle social como fatores fundamentais para o exercício da cidadania e para o aperfeiçoamento permanente da gestão e dos serviços prestados pela nossa instituição de ensino”, assinala o reitor Paulo Vargas. “A partir do segundo trimestre de 2020, os serviços prestados pela Ouvidoria foram executados de modo totalmente remoto, seguindo as medidas adotadas pela Ufes para o enfrentamento da pandemia de covid-19 e, mesmo assim, o trabalho não sofreu interrupção”, pontua o ouvidor da Ufes, Renato Schwab.

Canais de atendimento

Schwab explica que, atualmente, os serviços de atendimento, recepção, encaminhamento das manifestações e pedidos de informação permanecem ativos por meio de canais de WhatsApp, e-mail, SMS, Lepisma e pela plataforma Fala.BR. “No retorno das atividades presenciais, estarão disponíveis os atendimentos por ramais telefônicos”, observa.

Durante esse período pandêmico, as atividades acadêmicas na Ufes estão sendo desenvolvidas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) e as administrativas, prioritariamente, por trabalho remoto. Cotidianamente, a Ouvidoria presta o serviço de informação ao cidadão e utiliza a plataforma Fala.BR como uma das principais ferramentas de monitoramento e de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A Ouvidoria da Ufes, criada em 1992 pelo Conselho Universitário, é pioneira entre as universidades públicas brasileiras. No exercício de 2020, que está contemplado nos relatórios, a Ouvidoria foi coordenada pelo professor Aureo Banhos, que se afastou para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas. Ele foi substituído temporariamente pelo administrador Welington Pereira, servidor técnico do setor. Posteriormente, o administrador Renato Schwab, ex-chefe de Gabinete da Reitoria e então superintendente de Infraestrutura da Universidade, assumiu a função de ouvidor. Mais informações sobre a Ouvidoria da Ufes estão em https://ouvidoria.ufes.br/.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marnho