Ufes elabora ações para melhorar acessibilidade

23/12/2014 - 10:13  •  Atualizado 12/01/2015 16:49
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), em parceria com a Gerência de Segurança e Logística (GSL) da Ufes, está elaborando projetos para facilitar o acesso de pessoas com defi ciência física dentro dos campi da Universidade.

O projeto prevê ações como a implantação de rampas em prédios, adequação de calçadas e fechamento de buracos. “Além do planejamento físico, estamos trabalhando para fiscalizar o uso indevido de vagas destinadas aos deficientes físicos e o estacionamento em locais que bloqueiam o acesso às rampas”, relata o gerente de Segurança e Logística, Anival dos Santos.

A iniciativa também pretende contemplar campanhas de conscientização dirigidas à comunidade acadêmica. “O papel da Proaeci é garantir que os direitos dos cidadãos não sejam infringidos, e faremos isso por meio da educação. Estamos dentro de um espaço acadêmico que visa à igualdade dos direitos”, afi rma o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, Alexsandro Rodrigues.

Segundo a servidora da Ufes, Suelane Miranda, cadeirante à 39 anos “ainda há dificuldades de acessar alguns prédios mais antigos, além de degraus que tornam a locomoção perigosa. Essa parceria é de grande importância para democratizar o acesso a todos os lugares na universidade”.

Estudantes e servidores da Ufes podem contribuir comunicando irregularidades à central de segurança por meio dos telefones 4009-2727, 99254-4640 e 99772-2884.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)