Ufes e Unipampa assinam protocolo de intenções para realização de projetos conjuntos

24/06/2021 - 20:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Os reitores da Ufes, Paulo Vargas, e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge (foto), assinaram nesta quinta-feira, 24, um protocolo de intenções que viabiliza a implantação de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica. O documento serve como base para a construção de convênios específicos.

Uma das prioridades é viabilizar, na Unipampa, instituição com 10 campi, no Rio Grande do Sul, a implantação de projetos para a ressocialização de apenados, inspirados no modelo executado no campus de Goiabeiras. Desde 2017, a Ufes mantém um convênio com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) que proporciona trabalho remunerado a pessoas presas. A ação é complementada com o projeto Impactando Vidas, que oferece treinamento profissional, noções de informática, vivência cultural, entre outras ações de capacitação e qualificação.

A iniciativa do Impactando Vidas já havia sido apresentada à Unipampa em fevereiro deste ano. Conforme Ribeiro Jorge, a finalidade da visita é aprender in loco com a experiência da Ufes na ressocialização de apenados e implantar um projeto-piloto em um dos campi da universidade gaúcha. “A Ufes é uma referência nos projetos de ressocialização de presos e não há melhor ambiente para iniciativas dessa natureza do que o universitário. Já estamos em tratativas com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul e vamos abrir o debate com a comunidade universitária sobre a implantação do projeto", afirma.

O reitor Paulo Vargas destacou a importância da colaboração entre as instituições de ensino e a troca de experiências como meio de otimizar projetos de interesse das universidades e de toda a sociedade. “A solidariedade entre as instituições é importante para que otimizemos nossos recursos e possamos construir juntos projetos inovadores e inspiradores”, disse.

A assinatura foi o primeiro compromisso na visita de Ribeiro Jorge à Ufes. O reitor da Unipampa também cumpriu agenda de encontros com pró-reitores e conheceu outras iniciativas desenvolvidas pela Ufes, dentre elas projetos com a Petrobras e com a Fundação Renova.

A visita prossegue nesta sexta-feira, 25, quando ele terá reuniões na Superintendência de Infraestrutura para conhecer o sistema de videomonitoramento e o funcionamento do convênio firmado entre a Ufes e a Polícia Militar.

Na foto acima, o reitor Ribeiro Jorge em reunião com a pró-reitora de Administração, Teresa Carneiro; o vice-reitor Roney Pignaton; a chefe de gabinete, Zenólia Figueiredo; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Faleiros; e o reitor Paulo Vargas.

Parcerias

Desde que o convênio entre Ufes e Sejus visando à ressocialização de apenados foi implantado, cerca de 200 pessoas já foram atendidas pelo projeto. Dentre essas, 83 estão vinculadas ao Impactando Vidas.

O projeto foi lançado em 2020 e conta com a parceria do Governo do Estado do Espírito Santo e da Primeira Promotoria da Infância e Juventude de Vila Velha. A iniciativa também está aberta a novos parceiros, tal como instituições de ensino, governos estaduais, prefeituras e empresas privadas de todo o país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail impactandovidas@ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana
Imagens: Rosália Antunes