Ufes e Ifes entregam primeiras camas hospitalares restauradas

17/04/2020 - 18:18  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

As equipes da Ufes e do Instituto Federal de Educação (Ifes) que estão atuando na manutenção de camas hospitalares pertencentes à rede estadual de Saúde entregaram, nesta semana, as primeiras peças já recuperadas. Do total de 30 camas recebidas do Hospital Dório Silva, nove já ficaram prontas e retornaram à unidade de saúde. Esse trabalho faz parte das ações de extensão que a Universidade vem realizando para mitigar os efeitos da COVID-19.

A manutenção está sendo feita na quadra de esportes do Ifes, em Vitória, por professores dos cursos de Engenharia Elétrica, da Ufes, e Eletrotécnica e Mecânica, do Ifes. “Nenhum dos professores conhecia os equipamentos. Fomos mexendo, entendo o funcionamento, detectando os problemas e resolvendo na medida do possível”, conta o professor da Engenharia Elétrica Walbermark dos Santos.

O professor de Eletrotécnica Mauro Piazzarollo diz que algumas dificuldades estão sendo enfrentadas, como substituir peças quebradas de equipamentos que já saíram de linha ou de empresas que nem operam mais. Dentre as camas, algumas têm acionamento manual, outras elétrico.

Respiradores e monitores

Além da entrega das camas hospitalares, nesta sexta-feira, 17, cinco respiradores e 17 monitores reparados foram entregues à Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho é conserto dos equipamentos, utilizados em caso de pacientes com insuficiência respiratória, é realizado em um laboratório de manutenção instalado no Centro Tecnológico da Ufes e conta com a parceria de instituições públicas e empresas privadas.

Outras ações de extensão para auxiliar no enfrentamento da pandemia do coronavírus também vêm sendo desenvolvidas na Universidade, envolvendo professores, pesquisadores, técnicos e alunos das mais diversas áreas de conhecimento. Veja em: coronavirus.ufes.br/iniciativas.

Texto: Sueli de Freitas
Fotos: Equipe de manutenção