Ufes e EBC iniciam projeto de integração da Universidade à Rede Nacional de Comunicação Pública

23/04/2024 - 19:42  •  Atualizado 24/04/2024 22:34
Na foto, os participantes da reunião sentados em volta da mesa.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu nesta terça-feira, 23, a diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, para uma reunião sobre a implantação de uma emissora de rádio na Universidade, que vai integrar a proposta de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da comunicação universitária no País. A proposta é que a iniciativa seja desenvolvida ao longo deste ano.

Também participaram da reunião com o reitor o gerente executivo de Rede na EBC, David Morais; e o coordenador de Sistemas de Radiodifusão, Leandro Marques. Representando a Superintendência de Comunicação da Ufes estavam a diretora de Jornalismo, Thereza Marinho; e os jornalistas Hélio Marchioni e Camila Fregona, que atuam na Rádio Universitária e na TV Ufes, respectivamente.

Durante o encontro, foram discutidas questões como a estrutura física já existente na Universidade para a implantação da emissora, o apoio técnico e operacional disponibilizado pela EBC, e as possibilidades de compartilhamento da programação a ser veiculada. Após a reunião, o coordenador de Sistemas de Radiodifusão da EBC visitou o estúdio da Rádio Universitária e o local onde estão instalados a antena e o transmissor da emissora.

“Essa parceria com a EBC é extremamente importante, porque o rádio é uma ferramenta muito poderosa de comunicação, que contribui para a difusão e a popularização do conhecimento produzido na Universidade na sociedade em geral, além de auxiliar na formação dos estudantes do curso de Comunicação”, destacou o reitor.

Adesão

O acordo de cooperação entre a Ufes, a EBC e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi firmado em uma cerimônia em Brasília, em outubro de 2023, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades. Na ocasião, outras 30 universidades assinaram o acordo.

A adesão a este projeto de ampliação da RNCP permitirá que a Ufes expanda o alcance do conteúdo em áudio produzido pela Universidade e atualmente veiculado por meio da Rádio Universitária.

Categorias relacionadas