Ufes e Cesan assinam convênio para ligação de esgoto à rede de saneamento

28/03/2023 - 15:38  •  Atualizado 30/03/2023 16:19

Neste mês de março, a Ufes e a Cesan assinaram convênio para a concretização do projeto de ligação do esgoto do campus de Goiabeiras à rede de saneamento. Foi também apresentado o projeto hidráulico pela companhia. Segundo o superintendente de Infraestrutura da Ufes, Alessandro Mattedi, a previsão é de que a Cesan conclua o projeto até meados do ano, o que possibilitará o início do processo licitatório. Concluída esta etapa, a próxima é a realização de licitação, que ocorrerá tão logo a Ufes obtenha os recursos necessários.

A Administração Central da Ufes trata como prioridade esse projeto e está se empenhando para obter os recursos necessários para o investimento. O valor da obra será definido após a conclusão do projeto técnico pela Cesan e a estimativa do superintendente de infraestrutura é iniciá-la no próximo ano.

Esse projeto vai permitir que mais um dos quatro campi da Ufes esteja ligado à rede de esgoto disponível na região onde estão inseridos. Atualmente, já está conectado o campus de Maruípe, no município de Vitória, e o de Alegre. O campus de São Mateus se localiza numa região em que não há rede de esgoto disponível, portanto continuará adotando o sistema de fossas sépticas e filtro biológico, o mesmo que existe até o momento no campus de Goiabeiras. Segundo Mattedi, depois de ser recolhido em fossas sépticas e filtrado biologicamente, os resíduos são despejados em área com certificação ambiental. A limpeza das fossas é feita sob demanda por contrato.

Em 2013, a Cesan doou um projeto de ligação da rede de esgoto para a Universidade, mas questões técnicas e a redução orçamentária sofrida nos anos seguintes inviabilizaram a execução das obras. Em 2020, a Administração Central resgatou o projeto doado e, em 2021, restabeleceu contato com a Cesan para que fosse ajustado e concluído, considerando a realização de diversos testes de sondagens e um completo estudo topográfico de todo o campus de Goiabeiras – etapas realizadas em 2022.

“Foi preciso reavaliar detalhes do projeto para realizar uma melhor adequação à demanda da Universidade, além da necessidade de buscar recursos para sua execução. Existe um grupo de trabalho especialmente dedicado a essa questão”, afirmou Mattedi, lembrando que esse é um compromisso da atual gestão da Ufes.