Ufes doa mais de 16 toneladas de alimentos desde o início da pandemia

30/09/2020 - 18:53  •  Atualizado 02/10/2020 19:19

Desde a suspensão das atividades presenciais, os restaurantes universitários da Ufes vêm destinando produtos para doação a entidades públicas e assistenciais. No total, mais de 16 toneladas de alimentos foram entregues para serem distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na última entrega, realizada neste mês, foram distribuídos 4.714 quilos de gêneros alimentícios, além de 361 litros de óleo para a produção de sabão, 50 quilos de sanitizantes, 169 litros de produtos de limpeza e 50 unidades de sabão em barra. Somente em setembro, 17 entidades em 12 cidades capixabas foram beneficiadas.

A primeira entrega ocorreu no início de abril, quando foram distribuídas mais de cinco toneladas de alimentos. A Universidade realiza o monitoramento periódico dos estoques dos restaurantes para operacionalizar doações.

As ações, coordenadas pela Direção de Gestão dos Restaurantes, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), abrangem todos os estoques que abastecem os restaurantes universitários da Ufes em Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre, São Mateus e Jerônimo Monteiro.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, a doação de alimentos dialoga com o esforço que a Universidade tem feito para mitigar os impactos que a pandemia vem causando, especialmente em relação a grupos que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica. “Esta ação se insere em um conjunto amplo de iniciativas da Universidade em vários campos – humanitário, solidário, científico e tecnológico –, sendo mais um meio de colaboração da instituição com a sociedade capixaba”, ressalta.

Na foto, o registro de uma das doações, realizada em maio para a Associação Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis.

Conheça as principais doações:

- 16.578 quilos de alimentos

- 334 litros de leite