Ufes deposita salários de ex-funcionários da PH em conta judicial

30/05/2014 - 09:56  •  Atualizado 02/06/2014 10:53

Por Hélio Marchioni

A Ufes depositou nesta quinta-feira, dia 29, os valores devidos à empresa PH Serviços de Conservação referentes ao pagamento do mês de abril dos seus ex-funcionários. A PH abandonou suas atividades na Universidade e deixou cerca de 400 funcionários sem pagamento.

Mesmo sem nenhuma relação jurídica com os ex-empregados da PH Serviços de Conservação, a Ufes entrou com uma ação de consignação em pagamento na 11ª Vara do Trabalho de Vitória, no dia 21 de maio, para que pudesse depositar numa conta judicial os valores referentes ao salários do mês de abril dos ex-funcionários da PH. A Justiça concedeu a autorização e a Universidade já depositou R$ 471.102,83, correspondente aos salários, mais R$ 99.641,25, referentes aos encargos contratuais.

Após esse depósito, a Justiça deve determinar como o pagamento será feito aos ex-empregados. Todo o procedimento adotado pela Universidade foi fruto de um acordo feito numa audiência realizada no Ministério Público do Trabalho e que contou com representantes da PH e de seus ex-funcionários. A Procuradoria da Ufes afirma que, a partir do momento que efetuou o depósito, não possui mais responsabilidade sobre a forma ou o cronograma de pagamento dos valores devidos aos ex-empregados da empesa.

Empenho

Segundo o reitor Reinaldo Centoducatte, apesar da situação ocasionada por uma decisão unilateral e inesperada da PH (de encerramento das atividades) a Universidade se empenhou e buscou, da forma mais ágil possível, solucionar o problema. “Fomos surpreendidos e agimos em busca da solução mais rápida e imediata para minimizar os danos sofridos aos funcionários terceirizados”.

Além do depósito, numa conta judicial, dos salários dos ex-empregados da empresa PH, a Ufes já realizou um contrato emergencial com duas novas empresas para a continuidade dos serviços, com prioridade de recontratação dos funcionários da antiga empresa. “A garantia do emprego para esses funcionários foi a nossa prioridade. Em 180 dias faremos uma licitação para o contrato definitivo”, afirmou o reitor.