Ufes comunica suspensão de atividades acadêmicas nesta quarta-feira em Goiabeiras e Maruípe

31/05/2023 - 00:45  •  Atualizado 31/05/2023 23:41

A Administração Central da Ufes comunica que as atividades acadêmicas estarão suspensas nos campi de Goiabeiras e Maruípe nesta quarta feira, dia 31/5, por não ter sido possível viabilizar o funcionamento do Restaurante Universitário, uma vez que o bloqueio dos acessos ao campus de Goiabeiras permaneceu durante todo o dia de terça-feira. Dessa forma, não houve condições para realizar os preparativos das refeições, que começam sempre no dia anterior. As atividades administrativas estão mantidas e se iniciam a partir das 13 horas, exceto no prédio da Reitoria.

Na tarde dessa terça-feira, a Administração Central designou uma comissão para continuar o diálogo iniciado na última segunda-feira com representantes estudantis que realizam manifestações com fechamento dos acessos aos campi de Goiabeiras e Maruípe, a fim de construir soluções para a retomada das atividades.

A comissão formada pelo vice-reitor Roney Pignaton, pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, pela pró-reitora de Graduação, Claudia Gontijo, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Áureo Banhos e pela Superintendente de Comunicação, Ruth Reis, se reuniu com os representantes dos estudantes na noite de terça-feira, entre 19h30 e 23h30.

Foram definidos diversos encaminhamentos, entre os quais o compromisso dos estudantes de liberação das vias de acesso aos campi de Goiabeiras e Maruípe. A reabertura possibilitará o funcionamento do Restaurante Universitário a partir de quinta-feira, dia 1/6, quando também serão retomadas as atividades acadêmicas.

O diálogo da Reitoria com os estudantes prossegue hoje (quarta-feira), a fim de construir soluções conjuntas para a pauta apresentada pelos estudantes. Dentre essas soluções, a Reitoria já se comprometeu a estudar o aumento da faixa de isenção para ingresso gratuito no RU e a promover a composição de uma comissão, no âmbito do Fórum de Assistência Estudantil, para debater as diversas ações possíveis que revertam em melhorias para os restaurantes universitários, além da promoção de diálogo entre estudantes, Sindicato dos Trabalhadores da Ufes e servidoras do Restaurante Universitário para construir formas de destensionamento no ambiente de trabalho.