Ufes comunica com pesar o falecimento do cineasta Orlando Bomfim Netto

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do roteirista, diretor, fotógrafo e cineasta Orlando Bomfim Netto, ocorrido nesta segunda-feira,19 de julho.

Natural de Minas Gerais, Bomfim morou por alguns anos no Rio de Janeiro e, posteriormente, fixou residência no Espírito Santo, tornando-se o primeiro cineasta a registrar de forma sistemática aspectos da história e da cultura do Espírito Santo, em documentários que se tornaram um patrimônio importante para a cinematografia capixaba.

Conhecido pela produção de curtas e médias-metragens, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragens do Espírito Santo. Também presidiu o Departamento Estadual de Cultura (DEC) do Espírito Santo e foi diretor da TVE capixaba.  

Em 2018, o Cine Metrópolis apresentou a Mostra Acervo Capixaba – Orlando Bomfim, netto, apresentando seis obras restauradas e digitalizadas do documentarista, que participou de um bate-papo com o público após a exibição dos filmes.

Compuseram a mostra filmes como Tutti Tutti Buona Gente, Propriamente Buona (1975), que retrata a colonização italiana no Espírito Santo sob o ponto de vista da cidade de Santa Teresa; Canto para a Liberdade – A Festa de Ticumbi (1978), sobre a manifestação cultural realizada pela comunidade negra em Conceição da Barra; Mestre Pedro de Aurora, Pra Ficar Menos Custoso (1978), sobre o último tirador de jongo de raiz; Itaúnas: Desastre Ecológico (1979), sobre o desmatamento que tornou a região inabitável; Augusto Ruschi Guainunbi, (1979) que aborda os estudos científicos do pesquisador na preservação da natureza; e Dos Reis Magos dos Tupiniquins (1985), que conta a história do Brasil tendo como pano de fundo os movimentos culturais na Vila de Nova Almeida e a restauração da Igreja dos Reis Magos.

Suas produções, originadas no período da ditadura militar, circularam por todo o país num momento em que havia a obrigatoriedade de exibição de curtas nacionais antes dos longas estrangeiros, e participaram de importantes festivais, como os de Gramado e Brasília.

Conheça mais sobre a biografia e a obra de Orlando Bomfim Netto neste registro publicado pela Secretaria de Cultura da Ufes. 

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do cineasta.

 

Com informações do Arquivo Nacional e da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.