Ufes avança no Ranking QS América Latina e fica entre as 30 melhores do Brasil

25/08/2021 - 17:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes subiu duas posições no Ranking QS América Latina 2022, em comparação com a edição passada, e ficou em 111º lugar na região e em 29º entre as brasileiras. A classificação, divulgada nesta quarta-feira, 25, é organizada pela instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em pesquisa em educação. O ranking inclui 416 instituições, sendo 95 brasileiras.

Com esse resultado, a Universidade ficou entre o total de 27% das melhores do subcontinente, sua melhor marca percentual desde o ranking de 2015, quando havia ficado entre as 38% melhores. A Ufes está 31,6% acima da média latino-americana e 13,8% da brasileira, com aumento de mais de um ponto percentual em relação ao resultado do ano anterior. No arquivo anexado abaixo, conheça os dados da Ufes no ranking.

A primeira do ranking é a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre as brasileiras, também se destacaram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, em 7º lugar) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 9º).

Para o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, o resultado consolida os investimentos da Ufes. “O resultado do ranking mostra que as universidades em geral estão avançando e a Ufes tem avançado acima da média, por isso subiu duas posições. O QS América Latina valoriza aspectos da pesquisa, e os dois maiores crescimentos da Ufes neste ano foram em citações acadêmicas e na média de artigos publicados por professor”, ressalta.

Destaques

O número de citações de artigos científicos (excluídas as do próprio autor) da Ufes aumentou de 16.940 para 23.058, incrementando a média de citação de artigos de 3,7 para 4,5. Esse foi o item individual no qual a Universidade mais subiu, indo da 149a posição para a 131a.

Já em relação à média de artigos por docente, a Universidade subiu de 2,4 para 2,8. A média atual da Ufes equivale a mais que o dobro da regional, que é de 1,3. Nesse aspecto, a Ufes subiu da 56a para a 50a posição. Os dados desta edição do ranking consideram informações de 2020 e já abarcam o período da pandemia.

A pontuação geral da Ufes foi de 38,1 em 100. Além dos aspectos já citados, a Ufes se destaca em relação à média regional também em professores com doutorado (86,1%, ficando na 17a posição), rede internacional de pesquisa (82,4% da pontuação máxima, em 51a) e proporção de docentes para cada cem estudantes (8, acima da média regional de 6,9, alcançando a 97a posição).

A Ufes começou a participar desse ranking na edição de 2013-2014 (na época, o ranking era denominado com dois anos) e subiu dez posições na classificação desde que foi incluída pela primeira vez. Saiba mais informações sobre outros rankings dos quais a Ufes participou no site da Secretaria de Relações Internacionais.

Texto: Lidia Neves