Ufes assina acordo para implantação de novas emissoras de rádio e tv aberta

17/10/2023 - 20:01  •  Atualizado 18/10/2023 19:02

O reitor da Ufes, Paulo Vargas (o segundo na foto, da esquerda para a direita), assinou nesta terça-feira, 17, acordos de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para viabilizar a implantação de uma emissora de tv aberta e uma nova emissora de rádio da Universidade. O projeto, que integra a proposta de expansão da Rede Nacional de Comunicação de Pública (RNCP), coordenada pela EBC, e da comunicação universitária no país, será desenvolvido ao longo do próximo ano e, neste primeiro momento, contou com a adesão de outras 30 universidades.

A cerimônia de assinatura foi realizada no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, das Comunicações, Juscelino Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; do presidente da EBC, Hélio Doile; da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; da presidente da Andifes, Márcia Abrahão; e da coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Maíra Bittencourt. Com a assinatura, 72 novas emissoras de rádio e TV universitárias deverão entrar em operação.

Após assinar o acordo, o reitor Paulo Vargas destacou que, ao encampar esta proposta, a Ufes se junta a esse esforço de ampliação da rede de comunicação pública no Brasil. “Consideramos que as universidades já têm uma experiência acumulada de produção de comunicação, além de terem o privilegio de ser instituições que desenvolvem um conhecimento que precisa circular para o conjunto da sociedade. Dessa forma, somos instituições que têm condições de contribuir com informações de qualidade e de valorizar nossa cultura por meio da comunicação”, disse.

A superintendente de Comunicação da Ufes, Ruth Reis, também participou da solenidade e ressaltou que o momento de hoje é resultado do empenho do Colégio de Gestores de Comunicação reunidos pela Andifes, que realizou o trabalho de articulação entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “Esta assinatura representa um passo importante para as universidades, em geral, e para a Ufes, em particular, permitindo ampliar ainda mais o alcance do conteúdo que produzimos em áudio e vídeo e atualmente veiculado por meio da Rádio Universitária e da TV Ufes”.

Segundo informações da Andifes, as universidades federais operam, atualmente, cerca de cinquenta estações. A maior parte delas integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país. Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais — bem como mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão.

Informação de qualidade

O ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou a iniciativa, realizada a partir da integração de três ministérios, e enfatizou a importância de consolidar essa rede de comunicação: “Estamos falando de 100 novas emissoras que passam a fazer parte da rede de comunicação desse país e nada melhor que seja pelas universidades,  que produzem uma informação de qualidade. Vamos trabalhar conteúdos culturais, educativos e de formação de professores. Temos que combater a desinformação, as fake news. Fortalecer a rede pública de comunicação é fortalecer a qualidade da informação para o povo brasileiro”.

“Estamos dando um passo muito importante para a consolidação desse projeto. Já somos hoje uma das maiores redes de comunicação do Brasil e, com esse projeto, vai se ampliar. Este é o maior movimento de expansão da rede de comunicação pública da EBC. As universidade federais sempre estiveram na vanguarda da comunicação no Brasil. Nos bons e maus momentos desse país, as universidades federais contribuíram com informação de qualidade, com ciência, e agora, poderão alcançar segmentos ainda maiores”, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Consignações

Nesta terça, o ministro Juscelino Fillho assinou portaria com as primeiras consignações à EBC, referentes a essas parcerias. A consignação de rádio e TV é o serviço executado em nome da União por ministérios, EBC, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal, nos termos da Portaria nº 04, de 17 de janeiro de 2014. Outras 13 universidades federais deverão assinar acordos similares com a EBC em breve, com a intenção de operar em parceria 28 estações.

Para participar da RNCP, as emissoras manifestam o interesse em firmar contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir conteúdos locais e a retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional ou Rádio MEC), que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei.

Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Cogecom.
Fotos: Ruth Reis