Ufes aprimora segurança e iluminação durante o recesso acadêmico

No período em que a Universidade está em recesso acadêmico e, portanto, tem menos movimento, diversas atividades estão sendo realizadas para preparar a infraestrutura dos campi da Ufes, com melhorias nas edificações, na iluminação, na segurança e limpeza na área verde.

A partir de janeiro, estará em execução o novo contrato de videomonitoramento, que contempla em cada campus uma Central de Videomonitoramento, com câmeras de médio e longo alcance, as quais fazem a cobertura de áreas internas e externas. Todas as edificações da Ufes contam com sistema de alarme integrado às citadas centrais. Com esse novo contrato, haverá também câmeras inteligentes de última geração, com reconhecimento facial. "Isso contribuirá para reforçar a segurança do campus", avalia o Superintendente de Infraestrutura da Ufes, Renato Schwab.

No momento, parte da iluminação externa dos campi está sendo substituída por lâmpadas de LED, o que proporciona melhor iluminação, segurança e redução do consumo de energia, resultando em economia de recursos para a Universidade. Segundo o superintendente de Infraestrutura, também foram realizadas substituições na iluminação interna das edificações.

Schwab destaca ainda outras ações desenvolvidas para melhorar a segurança: o desenvolvimento do aplicativo Alerta Ufes (disponível gratuitamente para download na Play Store) e a aquisição de novos equipamentos para os vigilantes da Universidade, como radiocomunicadores e motocicletas. "Temos uma rotina de poda de árvores para melhorar o alcance da iluminação e das câmeras de videomonitoramento", acrescenta.

No primeiro semestre deste ano, serão finalizadas a primeira etapa da substituição da iluminação externa e as obras do Restaurante Universitário do campus de Alegre, do prédio da Diretoria de Documentação Institucional (antigo Siarq) e do prédio da Informática no Centro Tecnológico (CT); e haverá a substituição do carpete do Teatro Universitário e a conclusão da instalação das usinas fotovoltaicas.

Texto: Lidia Neves
Foto: Mikaella Mozer

Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)