Ufes apresenta avanço no cumprimento dos ODS em conferência internacional sobre clima

02/07/2021 - 11:29  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

No dia 8 de julho, a Ufes participará da EAUC Virtual Climate Conference 2021, um evento organizado pela Aliança para Liderança em Sustentabilidade na Educação (EAUC, na sigla em inglês) em parceria com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU). O gerente do projeto institucional Agenda 2030 da Ufes e secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, representará a instituição e falará sobre O papel de uma universidade pública no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) num país em desenvolvimento: o caso da Ufes. Segundo o professor, no workshop serão apresentadas as atividades da Ufes alinhadas aos ODS.

De acordo com o mapeamento das publicações da Ufes, entre 2016 e 2020 foram quase 3 mil artigos científicos, sendo a maioria relativa ao objetivo Saúde e bem-estar (ODS 3), seguido pelos ODS Vida terrestre (15), Vida na água (14) e Energia limpa e acessível (7). Na área de extensão, foram levantados cerca de mil projetos alinhados aos ODS, com grande destaque para Educação de qualidade (ODS 4), seguido de Saúde e bem-estar (ODS 3). Dos quase 1.500 projetos de pesquisa, a maioria é sobre Saúde e bem-estar (ODS 3), seguida por Educação de qualidade (ODS 4).

“Todos os 17 objetivos foram contemplados, tanto na pesquisa quanto na extensão. Vamos falar também da ação de comunicação e da integração dos ODS ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-Ufes)”, informou o professor, referindo-se à inclusão dos selos dos ODS vinculados à notícia após o texto publicado no portal da Ufes. Também como forma de ampliar a comunicação dos objetivos, foi criado um site específico e um perfil no Instagram.

Leite destacou o reconhecimento das ações da Ufes, que tem como um dos indicadores a segunda colocação dentre as universidades brasileiras no ranking internacional Times Higher Education (THE) Impact 2021 – classificação das universidades de acordo com a contribuição para os ODS da Agenda 2030.

Acordo ODS

O convite para o workshop veio após a EAUC receber o relatório das ações da Universidade que estão em consonância com os ODS da ONU. Em março de 2020, a Ufes tornou-se signatária do Acordo ODS (SDG Accord), que trata do compromisso de instituições de educação de todo o mundo em contribuir com o poder público, em todos os níveis, e a sociedade para o atingimento dos ODS.

A partir de julho de 2020, uma comissão da Agenda 2030 passou a mapear o que existia na Ufes e que estava alinhado aos ODS. Outro braço da comissão tratou da inclusão dos objetivos sustentáveis no planejamento estratégico, nas políticas e nos planos da Universidade. O terceiro foco foram as ações de comunicação relacionadas a cada um dos objetivos sustentáveis. Os resultados integraram o relatório enviado à EAUC.

Os próximos passos da comissão serão os levantamentos do que já é feito e do que pode ser implementado nas frentes de ensino e gestão da Universidade.

Contribuição

Na avaliação de Yuri Leite, com todo esse trabalho, a Ufes desempenha um importante papel perante a sociedade, “gerando conhecimento, soluções inovadoras e novas tecnologias, contribuindo, por meio da pesquisa e da extensão, além de formar pessoas que vão atuar no mercado e podem levar a ideia do desenvolvimento sustentável para o mundo”.

Conheça os 17 ODS:

1 - Erradicação da pobreza