Ufes aguarda milhares de estudantes para a Semana do Conhecimento. Veja a programação

16/11/2022 - 19:44  •  Atualizado 21/11/2022 17:40

A Ufes faz os últimos preparativos para receber os milhares de estudantes que ocuparão os quatro campi da Universidade a partir de 21 de novembro, data da abertura da Semana do Conhecimento 2022. Segundo a organização, já são mais de 10 mil estudantes inscritos de 200 escolas, somente para a tradicional Mostra de Profissões, uma das atrações da Semana, que divide espaço com diversas outras atividades dedicadas a apresentar o trabalho da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Neste ano, o evento acontece em datas diferentes em cada campus: de 21 a 26 de novembro nos campi de Goiabeiras e de Maruípe; nos dias 22 e 29 de novembro em Alegre; e de 29 de novembro a 1º de dezembro em São Mateus. A edição marca o retorno da programação ao formato presencial, após duas edições realizadas virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana do Conhecimento tem como tema Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva. A abertura oficial do evento, no dia 21, contará com a presença do climatologista e professor Carlos Nobre, que proferirá a palestra magna Mudanças climáticas: desafios para todos, no Cine Metrópolis, às 9 horas. Recém-eleito para a Royal Society - prestigiada instituição britânica destinada à divulgação e promoção científica -, Nobre é coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes (IEC-ES). Haverá transmissão ao vivo do evento pelo canal Ufes Oficial no YouTube

Programação

A programação da Semana do Conhecimento inclui as já conhecidas Mostra de ProfissõesMostra de Ciências do CCEJornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e Jornada Integrada de Extensão e Cultura. As novidades deste ano são as participações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que disponibilizará informações sobre assistência estudantil; da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que trará a Feira de Internacionalização. O Centro Tecnológico também realizará pela primeira vez o CT de Portas Abertas, evento com visitas guiadas, palestras e apresentações de projetos do Centro.

Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Semana do Conhecimento oferece ainda ações esportivas e culturais - como mesas-redondas, shows musicais, exposições e oficinas -, feira de artesanato e espaços para alimentação com food trucks.

Gratuitas e abertas ao público, as atividades acontecem em salas de aula, laboratórios e tendas montadas pelos campi. A programação detalhada de cada um dos eventos da Semana do Conhecimento está disponível em um hotsite, posicionado no canto superior direito do portal da Ufes.

Para auxiliar os futuros universitários que visitarem os campi, serão disponibilizados mapas físicos e virtuais, com leitura por QR code. As instituições de ensino que desejarem trazer seus alunos para participar da Mostra de Profissões ainda podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Democracia e inclusão

Coordenadora da Comissão Organizadora da Semana do Conhecimento, a professora Liliana Barros destaca a volta do evento ao modo presencial: "A Ufes está se preparando com grande satisfação para mostrar que, apesar da pandemia, o conhecimento não parou. Ao contrário, foi mais fomentado e valorizado", afirma.

Para ela, o evento também é uma forma de reafirmar a importância da universidade pública. "Queremos compartilhar os produtos gerados na Ufes de forma a incentivar os estudantes a continuarem sua caminhada rumo a uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva", afirma a professora.

Matéria atualizada em 20/11/22 às 21 horas.

Texto: Leandro Reis