Ufes adota utilização de banheiros e vestiários conforme identidade de gênero

17/03/2023 - 14:39  •  Atualizado 21/03/2023 16:05

Ao chegar para o início do primeiro semestre letivo de 2023, estudantes da Ufes encontrarão cartazes afixados nas portas de banheiros e vestiários informando que aquele espaço pode ser utilizado conforme o gênero com o qual pessoas transexuais, travestis e transgênero se identificam. A sinalização está prevista na Resolução 23/2022, aprovada pelo Conselho Universitário, em outubro do ano passado.

A medida também atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), de ampliação, para todas as unidades da Ufes, da iniciativa já adotada pelo Centro de Educação..Com a ação, banheiros, vestiários ou outros espaços segregados por gênero permanecem com placas de masculino e feminino, podendo serem acessados pelas pessoas conforme a identidade de gênero.

A Administração Central da Ufes ressalta que as ações afirmativas desenvolvidas constituem um dos desafios institucionais estabelecidos no atual Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI 2021-2030). Neste, como missão da Ufes, está “a promoção dos direitos e da inclusão social” e, no que se refere à sua visão, está estabelecida a “defesa e respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população”. Dessa forma, a Administração Central da Ufes reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e seu respeito à pluralidade e à diversidade.

Mais informações sobre a sinalização dos banheiros prevista na Resolução 23/2022 também estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania.