Ufes abre 616 vagas para novo curso, reopção, remoção ou transferência. Veja o edital

14/09/2021 - 15:55  •  Atualizado 29/09/2021 11:12

As inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS) nas modalidades de remoção, reopção, transferência facultativa e novo curso superior, para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, serão abertas no dia 27 de setembro. O edital do PSVS foi divulgado nesta terça-feira, 14. Estão sendo ofertadas 616 vagas em cursos de graduação da Ufes, sendo 154 em Vitória, 158 no campus de São Mateus e 304 em Alegre.

Pessoas que já tenham curso de graduação concluído e desejam ingressar em outro curso na Ufes podem concorrer para novo curso. A modalidade reopção é para estudantes de curso presencial da Ufes que querem mudar de habilitação (licenciatura/bacharelado) ou de curso. Quem quer mudar de turno ou de campus, mas continuar no mesmo curso, deve escolher a modalidade remoção. Já a transferência facultativa é para estudantes que já cursam nível superior em outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, e querem migrar para a Ufes.

Os candidatos deverão acessar o formulário de inscrição exclusivamente pela internet, no período de 27 de setembro a 1º de outubro, selecionando, entre outras opções, a modalidade de ingresso e o curso ao qual deseja concorrer. Também é necessário anexar, no ato da inscrição, o Boletim de Desempenho Individual referente à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será utilizado na seleção.

Conforme a Resolução nº 48/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, a nota do Enem passou a ser adotada para ingresso pelo PSVS desde 2020, sendo aceita qualquer edição a partir de 2009.

Texto: Sueli de Freitas

Com informações atualizadas em 29/09/2021.