TV Ufes lança novo programa de divulgação científica

06/11/2020 - 16:00  •  Atualizado 09/11/2020 11:24

Para divulgar os resultados de pesquisas científicas produzidas no âmbito da Universidade, a TV Ufes lançou, nesta semana, o programa Dez: ciência, pesquisa e informação. Inspirado na ideia de promover discussões por meio de vídeos curtos, o programa terá duração média de 10 minutos e trará, a cada edição, pesquisadores apresentando os resultados de seu trabalho.

O tema do primeiro programa é a descoberta do fóssil de um inseto raro, encontrado no Ceará e trazido para o Espírito Santo para ser estudado. O trabalho é resultado da pesquisa da bióloga Arianny Storari, durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Animal (PPGBAN) da Ufes, sob a orientação da paleontóloga e professora da Ufes Taissa Rodrigues. O artigo que apresenta a descrição do fóssil à comunidade científica foi divulgado no dia 28 de outubro, na revista Plos One, assinado em colaboração com o entomólogo Frederico Salles, coorientador da pesquisa e professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV); e pelo paleontólogo Antônio Saraiva, da Universidade Regional do Cariri (Urca), que coordenou a escavação no Ceará.

Dez

O programa Dez terá divulgação mensal e será veiculado nas redes sociais da TV Ufes. O conteúdo é produzido pela equipe da Televisão Universitária em parceria com as jornalistas Sueli de Freitas e Lidia Neves, da Superintendência de Comunicação (Supec), que atuam na divulgação científica da Ufes.

Texto: Camila Fregona