Time Enactus Ufes Vitória recebe premiações em nível nacional

15/08/2023 - 16:14  •  Atualizado 16/08/2023 18:59

Durante participação no Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb 2023), ocorrido no final de julho, em São Paulo, o time Enactus Ufes Vitória foi finalista da competição, atingindo o Top 4. Esta é a primeira vez que uma equipe do Espírito Santo chega à final do programa.

O time Enactus Ufes Vitória é composto por 27 estudantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe que, só este ano, já impactaram a vida de mais de 200 pessoas por meio de soluções empreendedoras que combatem diversos desafios do país.

O Eneb, que completou 25 anos, é um evento anual que reúne estudantes, empresários, empreendedores, agentes do governo e líderes de organizações de todo o Brasil para mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada transformam vidas e criam realidades melhores. Com o tema 25 anos em ação, os participantes foram convidados a apresentar seus cases de sucesso ao longo de toda a trajetória da Enactus Brasil.

Pela primeira vez, o time Enactus Ufes Vitória conquistou o Top 4 na competição nacional, ao apresentar as ações extensionistas Roka, Faelo e Xepa. Roka é uma solução em serviço que facilita a coleta de resíduos plásticos, beneficiando a população do bairro Jesus de Nazareth que não é contemplada pelo serviço de coleta pública. Já Faelo é um negócio social on-line que busca gerar lucro para artistas cadastrados, com potencial para atuar em todo o território nacional. E Xepa visa prevenir o desperdício de alimentos in natura que têm algum tipo de imperfeição estética.

Outras conquistas

O time Enactus Ufes Vitória também foi campeão e vice-campeão em editais nacionais, teve um membro no também inédito Top 3 do Universitário do Ano e foi reconhecido como a equipe que mais atuou em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ciclo 2022-2023.

Nos dois editais de competições dos quais participou, a equipe apresentou o projeto Roka e saiu vencedora (foto) do Cooperando para um amanhã melhor, organizado pelo Instituto Credicitrus, cujo objetivo é potencializar projetos de times Enactus de todo o Brasil que utilizam os princípios do cooperativismo e atuam de forma colaborativa, que geram e distribuem prosperidade. O primeiro lugar garantiu aos estudantes a premiação de R$ 7 mil como incentivo para dar continuidade à ação.

Em outro edital, Escrevendo o futuro, juntos!, promovido pela empresa Bic, o time Enactus Ufes Vitória conquistou o segundo lugar e recebeu mais R$ 3.500 para aumentar o impacto positivo do projeto.

“Com o Roka, criamos um sistema que incentiva o descarte correto dos resíduos plásticos, convertendo-os em moeda social para utilização em estabelecimentos da comunidade, fortalecendo o comércio local e gerando renda através da reciclagem, pela terceirização do serviço”, explica a presidente do time Enactus Ufes Vitória e estudante de Engenharia Elétrica, Jessica Kubit.

Universitário do Ano

Em outro fato inédito, Kubit entrou para o Top 3 do prêmio Universitário do Ano, promovido pela Enactus Brasil em parceria com a DSM Latam. A premiação busca reconhecer trajetórias exemplares e esforços de universitários ligados à rede Enactus que se destacaram durante o ciclo 2022-2023. A última vez que um aluno da Ufes esteve presente entre os finalistas foi em 2021, quando Brenda Bastos, do curso de Engenharia de Produção, alcançou o Top 10.

“Participar da Enactus é uma das maiores e melhores experiências que a universidade já me proporcionou. É a partir do projeto que nós podemos exercer o pilar da extensão e realmente colocar a mão na massa, impactar vidas e devolver à comunidade da Grande Vitória o que é investido em nós, estudantes. Saber que podemos fazer a diferença estando na universidade ainda é incrível”, avalia Kubit.

A equipe de estudantes ainda foi reconhecida pela empresa Unilever e recebeu o prêmio (foto) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como o time que mais contribuiu para o alcance da Agenda 2030, que inclui pontos como erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; energia limpa e acessível; vida na água; e redução das desigualdades, entre outros.

Enactus

A Enactus é uma organização presente em 33 países, que engaja estudantes de diversas instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para defender projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o aprendizado na prática.

O programa ainda oferece oportunidades a estudantes e professores de qualquer instituição brasileira (pública ou privada) de se conectarem com outras 127 universidades do Brasil participantes do programa. A rede Enactus possui mais de 200 professores e três mil estudantes que desenvolvem 185 projetos em 24 estados do país, impactando a vida de mais de 83 mil pessoas.

Além do time Enactus Ufes Vitória, a Ufes tem participantes da rede nos campi de Alegre e de São Mateus.

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Enactus Ufes Vitória