Supecc e ProEx realizam dia 10 seminário sobre o Mais Cultura nas Universidades

05/12/2014 - 17:27  •  Atualizado 10/12/2014 17:07

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), promovem  na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 14 horas, no Cine Metrópolis, o Seminário Mais Cultura nas Universidades. No evento, que é aberto ao público, será discutido o plano de cultura que a Ufes apresentará ao Edital Mais Cultura nas Universidades, lançado pelo MEC em parceria com o MINC.

Serão definidas as linhas gerais do plano, que deverá conter os objetivos, as metas, ações e respectivos investimentos a serem desenvolvidas nos próximos dois anos pela Ufes na área de Cultura financiadas com recursos dos dois Ministérios. Também serão compatibilizados para integrar o plano os projetos apresentados por meio de chamada pública interna, na qual foram inscritos 12 projetos, provenientes de professores, técnicos e estudantes.

As proposições foram analisadas por um Comitê de Avaliação, segundo critérios previstos na chamada. Sete projetos foram aprovados em seu mérito e considerados adequados às premissas do Edital Mais Cultura nas Universidades (veja resultado abaixo). Cinco foram desclassificados por não apresentarem adequação aos objetivos e metas do edital ou por não estarem estruturados claramente.

Todos os projetos selecionados deverão passar por adequações nas suas previsões orçamentárias e nas atividades ou etapas previstas. “Isso é necessário para que, dentro dos recursos que podem ser pleiteados – máximo de R$ 1,5 milhão -  se obtenha um conjunto de propostas coeso, que permita criar novos e fortalecer os meios já existentes de incentivo à cultura na Universidade, ampliando as chances de captação dos recursos neste edital”, explicou a Superintendente  de Cultura e Comunicação, Ruth Reis.

Também serão apresentados e discutidos no seminário os projetos institucionais definidos por uma comissão composta por integrantes da Supecc , Proex e diretores de Centro para fazerem parte do plano de cultura, conforme previsto na chamada pública interna. O momento seguinte será redação final do plano e apresentação para deliberação das instâncias superiores da Ufes.

Para o Edital Mais Cultura nas Universidades, cada instituição só pode inscrever um único projeto, o qual conterá um plano de cultura a ser implementado nos próximos dois anos. O plano, segundo o edital, “deve privilegiar programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior, com prazo de execução de até dois anos”. Alguns dos conceitos que nortearão a seleção de ações são a transversalidade; a diversidade cultural; o extensionismo; a interface entre educação, arte e cultura; e a relação com os territórios em que a UFES está inserida.

Edital Mais Cultura nas Universidades é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC nº 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o Edital tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior, e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica.

projetos selecionados na chamada pública interna da Ufes:

Proponente

Centro de ensino

Ensinando, Dançando e representando o Brasil (Andora)

Antonio Carlos Moraes

CEFD

UFES ENSEMBLE

Antonio Celso Ribeiro

Laboratório de Interfaces Interativas

Gabriel Menotti M. P. Gonring

Car

Oficina de Percussão e constituição de uma “BATERIA UNIVERSITÁRIA DE PERCUSSÃO”.

Górgias Gomes Santos

CT

Conservação e restauração da produção acadêmica do Centro de Artes da UFES: gravura em metal, xilogravura e técnicas hibridas

Albanize Maria de Oliveira Attilio Colnago Filho

Núcleo de Produção Cultural do CCHN

Orlando Lopes Albertino

CCHN

Memória de Mestres

Aissa Guimarães

Obs.: Os projetos selecionados deverão receber adequações para que integrem o Plano de Cultura da Ufes, portanto, a presença dos coordenadores no seminário é imprescindível.