A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) divulgou dois editais com oportunidades para estudantes que querem estudar no exterior. Um deles é o edital com as regras para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Graduação (PMAI-G) no primeiro semestre de 2024. Podem se candidatar estudantes de graduação da Ufes regularmente matriculados em uma ou mais disciplinas.
O processo seletivo para ingresso em instituições de ensino de países estrangeiros acontece por fluxo contínuo, de acordo com as vagas para mobilidade nas universidades conveniadas com a Ufes por meio de acordo de cooperação científica e acadêmica. As oportunidades disponibilizadas atualmente são para instituições de ensino na Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Itália, México, Polônia, Portugal e Turquia. O número de vagas e os prazos de inscrição variam de acordo com a instituição ofertante. Veja a relação aqui.
A mobilidade será de um semestre letivo, com exceção para as vagas de duplo diploma, que são para quatro semestres. O período poderá ser prorrogado na mesma instituição de ensino, mediante autorização da universidade estrangeira, seguida de comunicação à SRI e posterior autorização da coordenação do curso da Ufes.
Engenharias
Já estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, do Centro Tecnológico localizado no campus Goiabeiras, poderão se inscrever até 4 de setembro para o projeto Gêmeos Digitais: Novas Infraestruturas Físicas e Virtuais em Cidades Inteligentes, realizado em instituições francesas de ensino superior por meio do programa de mobilidade Brafitec/Capes.
O Brafitec (Brasil France Ingénieur Tecnologia) é um programa de intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas de Engenharia.
A previsão é que sejam disponibilizadas até quatro vagas para estudantes da Ufes, que receberão bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante o período de setembro de 2024 a junho de 2025, prorrogável no caso de duplo diploma.
Todas as informações sobre os programas de mobilidade acadêmica estão disponíveis nos editais abaixo.
Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho