Songbook em homenagem a Maurício de Oliveira é lançado nesta terça, na Ufes

12/05/2015 - 11:52  •  Atualizado 13/05/2015 11:58

O Teatro Universitário abre nesta terça-feira, 12, a partir das 19h30, para o lançamento do livro “Maurício de Oliveira: clássico e popular”. A obra foi organizada por Benedito Geraldo Miglio Pinto e conta com a colaboração de dois filhos do músico, Heloísa e Tião de Oliveira. A entrada é gratuita.

O livro tem o objetivo de tornar públicas as composições do maior violonista capixaba e democratizar o acesso às suas obras. Em formato de Songbook, a obra é composta pelas partituras das canções de Maurício de Oliveira e é acompanhado de um CD com as músicas tocadas pelo violonista. Fotografias de momentos marcantes da carreira e vida do artista e depoimentos de ex-alunos, músicos e jornalistas completam a última parte do livro.

Benedito Filho, que também é genro do homenageado, afirma que o intuito é deixar um legado musical para os jovens capixabas.

No lançamento serão disponibilizados 200 exemplares para venda, no valor de R$ 50,00 cada, do total de 1.000 impressos. Os demais serão doados para instituições culturais, faculdades, universidades e bibliotecas. O valor arrecadado no dia do lançamento será doado ao músico Alexandre Lima, secretário de Cultura de Vitória, que está em coma após sofrer um aneurisma da aorta.

Antes do lançamento, às 18 horas, será exibido no Cine Metrópolis o documentário “O Pescador de Sons”, produzido em 2007 e dirigido por Clóvis Mendes. A obra é baseada no livro “Maurício de Oliveira: O pescador de sons”, escrito pelo jornalista Marien Calixte, em 2001, que retrata a vida do violonista.

Biografia

Ícone da música capixaba e brasileira, o violonista Maurício de Oliveira foi o primeiro brasileiro a gravar em disco a obra completa para violão de Heitor Villa-Lobos, tornando-se conhecido internacionalmente. Vencedor do primeiro Prêmio Taru, em 2006, Maurício compôs canções que marcaram a cultura popular capixaba, como Dança do Chico Prego e Canção da Paz, pelo qual foi premiado no V Festival Mundial da Juventude, em 1955, em Varsórvia, Polônia. Sua última apresentação foi no projeto História Viva, no Centro Cultural Majestic, em dezembro de 2006, ao lado de seu filho, Tião de Oliveira. Maurício faleceu em 2009.