Sisu 2017: Ufes tira dúvidas sobre o processo seletivo

23/01/2017 - 15:57  •  Atualizado 30/01/2017 13:06

Depois da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos a vagas nos cursos de graduação da Ufes agora devem se inscrever no  Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O sistema está aberto pelo site http://sisu.mec.gov.br/ para inscrições desde a última terça-feira, 24, e vai até às 23h59 do próximo domingo, 29, conforme prorrogação do Ministério da Educação (clique aqui para acessar a íntegra do comunicado).

A Ufes preparou um tutorial com o passo a passo para ajudar os estudantes nesta semana tão importante.

Onde se inscrever?

Inicialmente o candidato precisa se inscrever no Processo Seletivo SiSU na página www.sisu.mec.gov.br, entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Onde saber quais são os cursos e número de vagas oferecidos pela Ufes?

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou o termo de adesão (veja aqui edital de retificação de termo de adesão Sisu/Ufes 2017), onde estão disponíveis o número de vagas em cada curso da Ufes, as notas mínimas que o candidato deve alcançar em cada prova, a média mínima no Enem, o turno e local onde a graduação é oferecida. A Prograd sugere que todos os candidatos façam a leitura do Edital de Regulamentação do Sisu, onde também está o link do Termo de Adesão, no site http://www.sisu.ufes.br.

E se a nota mínima em determinada prova for 0,01?

As notas mínimas em cada prova foram estabelecidas pelos Departamentos que oferecem os cursos. Se o número for 0,01, significa que você não pode zerar aquela prova.

Em quantos cursos se inscrever?

Cada candidato poderá se inscrever em duas opções de curso/universidade. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Como saber a nota mínima exigida para aquele curso?

O candidato deve atingir as notas mínimas exigidas em todas as provas – Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Além disso, ele também deve atingir a média mínima no Enem, calculada por meio de uma média ponderada, considerando todas as notas, bem como o peso de cada área. Todas essas informações estão no Termo de Adesão (veja aqui edital de retificação de termo de adesão Sisu/Ufes 2017).

Qual é o ponto de corte de cada curso?

Conforme consta em publicação oficial do Sisu/MEC, o Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. A Ufes não sabe antecipadamente qual é o ponto de corte de cada curso, porque isso depende das notas dos candidatos inscritos. O Sisu é totalmente gerenciado pelo Ministério da Educação. A Ufes não tem acesso a ele e nem às notas dos candidatos. A Universidade só receberá a lista final com os candidatos aprovados no dia 30 de janeiro.

Como saber sobre a aprovação na Ufes?

Logo que o MEC enviar o resultado final para a Ufes, no dia 30 de janeiro, a lista com os candidatos aprovados será amplamente divulgada.

Como funciona o sistema de vagas para optantes?

A reserva de vagas permanece com os mesmos critérios. As opções se encontram no Edital de Regulamentação próprio da Ufes, disponível em www.sisu.ufes.br. Esse expediente é gerenciado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que desenvolveu um aplicativo para tirar dúvidas sobre o tema, clique aqui para saber mais sobre a ferramenta.

Após a confirmação da vaga?

Os aprovados devem acessar o site www.sisu.ufes.br, para fazer a leitura do Edital de Matrícula, onde estará descrita a data para fazer a pré-matrícula online – de 3 a 7 de fevereiro. Depois disso, será preciso fazer a matrícula presencial, em data definida pelo edital de matrícula, que será divulgado junto à lista dos aprovados. A chamada de suplentes será realizada após a confirmação das matrículas dos aprovados em 1ª chamada.

E os cursos da Ufes que não entraram no Sisu?

Os cursos de Letras-Libras, Música (bacharelado e licenciatura), Licenciatura Indígena e Licenciatura em Educação do Campo serão ofertados em Processo Seletivo específico a ser definido. Acompanhar no site: www.ufes.br.

Ainda está com dúvidas?

Para tratar de assuntos relacionados a comprovação de renda, optantes e auxílios estudantis, o candidato deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania pelos telefones: (27) 4009-7888/7940/2265 ou por meio do site: www.proaeci.ufes.br.

Quanto ao Sisu, também é possível consultar explicações no site do MEC: http://www.sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas. Se necessário, o candidato também pode entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dmca.prograd@ufes.br

Texto modificado em 27.01.17

Matérias relacionadas:

- Sisu 2017: Saiba mais sobre a pontuação mínima exigida por cada curso da Ufes - 20 de janeiro de 2017

Sisu 2017: Aplicativo #PartiuUfes traz orientações sobre reserva de vagas - 20 de janeiro de 2017

Sisu 2017: Conheça as notas mínimas de cada curso da Ufes - 19 de janeiro de 2017

Divulgado o edital que regulamenta o ingresso em cursos da Ufes pelo Sisu 2017 - 9 de janeiro de 2017

Prograd divulga prévia com número de vagas e notas mínimas para o Sisu-Ufes - 22 de setembro de 2016

Cepe define normas para adesão integral da Ufes ao Sisu - 6 de maio de 2016

Ufes adere ao Sisu como única forma de ingresso nos cursos de graduação - 27 de abril de 2016

Em audiência pública, Ufes ouve opiniões sobre adesão integral ao Sisu - 16 de março de 2016