Show com artistas capixabas nesta quarta, 3, resgata potência dos festivais de música

03/05/2023 - 15:10  •  Atualizado 04/05/2023 09:57

Uma noite dedicada aos festivais de música brasileira é a promessa do espetáculo Domingo Brasil 30 Anos – Prepare o Seu Coração. Comemorando as três décadas do programa veiculado pela Rádio Universitária FM, o show reúne grandes nomes da cena capixaba no palco do Teatro Universitário nesta quarta-feira, 3, a partir das 20 horas.

Os ingressos, gratuitos e limitados à capacidade do Teatro, deverão ser retirados na bilheteria das 14 às 18 horas. O show integra a programação do aniversário de 69 anos da Ufes. As festividades contam com atividades culturais e formativas para a comunidade interna e externa, até o fim de maio.

Realizado pela Secretaria de Cultura da Ufes, o espetáculo tem produção executiva de Tarcísio Faustini, direção artística de Eliane Gonzaga e direção musical e arranjos de Chico Chagas. As canções serão interpretadas por Eliane Gonzaga e Marcus Paulo, com participações de Andréa Ramos, Márcia Chagas e Carlos Papel. O mestre de cerimônias será Jace Theodoro.

O repertório do show passeará pelas músicas apresentadas nos antigos festivais de música brasileira, dos anos 60 aos 80. A seleção, porém, não contemplará apenas os vencedores de cada ano.

“Há exemplos interessantes como o caso da canção Fato Consumado, de Djavan, que foi classificada em segundo lugar em 1975 e até hoje está no repertório dele e de muitos intérpretes”, explica o produtor Tarcísio Faustini. Muitas dessas composições, sucessos nas vozes de diversos artistas, receberam inclusive vaias na época. “Uma característica interessante dos festivais é que provocavam discussões apaixonadas e reações extremas”, lembra.

Na época, segundo Faustini, os festivais de MPB e outros programas de música ocupavam boa parte da programação das emissoras de televisão, ao lado de outros gêneros, como a música erudita. As composições e as performances dos intérpretes eram parte importante, então, do debate público. “Havia mais programas musicais do que novelas, por exemplo”, lembra.

Além de resgatar a potência dos festivais, o show desta quarta pode ser lido como um reencontro da Ufes com a sua própria história: Faustini conta que o primeiro festival universitário capixaba foi criado por estudantes de Direito da Ufes em 1968. Mais tarde, vários festivais aconteceram dentro da própria Universidade. “Este show traz à Ufes, no seu aniversário, um tema com o qual ela tem grande afinidade”, afirma o produtor.

História

O programa Domingo Brasil estreou no dia 3 de maio de 1993 e conserva seu formato de revista musical até hoje, com quadros sobre criação musical, música brasileira no cinema, música instrumental, lançamentos, notícias do meio, e entrevistas com músicos e pesquisadores. Veiculado aos domingos, das 10 às 12 horas, e apresentado por Tarcísio Faustini e Eliane Gonzaga, o programa já teve mais de 1.500 edições, transmitindo cerca de 45 mil músicas.

“A ideia e o título do programa vieram da diretora da Rádio Universitária, a jornalista Conceição Soares, com a intenção de ter um perfil voltado para a pesquisa musical”, lembra Faustini. “A partir disso, desenvolvi um projeto de abordar a diversidade de formas e temas da música popular brasileira, utilizando meu acervo particular”.

Nesses 30 anos de existência, o Domingo Brasil acompanhou grandes mudanças na indústria fonográfica e nas mídias em geral. Segundo o apresentador, apesar do impacto da revolução tecnológica, a linha do programa nunca mudou. “Mas a pesquisa passou a ter muito mais fontes e o acervo se ampliou muito. Por exemplo: no início havia poucos CDs de música popular brasileira e menos ainda daquela [música] produzida aqui no Espírito Santo. Hoje, além deles, há uma quantidade muito grande de gravações disponíveis nas plataformas digitais”, afirma.

Programação

A programação cultural do aniversário de 69 anos da Ufes segue movimentando os quatro campi até o fim de maio. Nesta primeira semana, por exemplo, o Teatro Universitário recebe nesta quinta-feira, 4, a peça Passarinheiros, a partir das 20 horas. No mesmo dia, entra em cartaz a mostra Godard60, no Cine Metrópolis. Já nesta sexta, 5, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo sobe ao palco do Teatro para um concerto especial após a solenidade oficial do aniversário. No fim de semana, atividades para o público infantil e exposições estarão abertas à comunidade. Veja a programação completa no site.

Texto: Leandro Reis