Seminário reúne pesquisadores e profissionais para discutir sobre violência e saúde

04/08/2023 - 19:00  •  Atualizado 07/08/2023 14:56

Discutir meios de prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência. Foi com esta proposta que professores, pesquisadores e profissionais das áreas de educação e saúde se reuniram esta semana no Teatro Universitário para participar do III Seminário Nacional sobre Violência e Saúde (Senavi). O evento, realizado entre os dias 1 e 3 de agosto, marcou o início das atividades do curso de Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, ofertado pela Superintendência de Educação à Distância da Ufes (Sead) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo (Secti).

O Seminário foi realizado pela Sead em conjunto com a Universidade Aberta Capixaba (UnAC) e o Laboratório de Estudos Sobre Violência e Acidentes (Lavisa) da Ufes.

Na abertura do evento, o reitor da Ufes, Paulo Vargas (na foto, de blazer claro), afirmou que, como uma universidade pública e comprometida com a responsabilidade social, é papel da Ufes dar espaço e voz para discussões qualificadas sobre os determinantes sociais da violência e o seu impacto social e de saúde.

“Precisamos fortalecer ainda mais a compressão da importância de ações interdisciplinares na prevenção e no enfrentamento da violência. Entendemos que a universidade é o lugar onde o debate sobre a questão social deve acontecer nos seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. E a Ufes tem atuado nesse sentido, através de diversas frentes, como é o caso do Lavisa. Assim, reafirmamos o nosso compromisso ético e político com a defesa da justiça, dos direitos humanos e da cidadania”, destacou.

Além do reitor Paulo Vargas, participaram da abertura do III Senavi o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto; a superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa; a consultora técnica do Ministério da Saúde, Cheila de Lima; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes em exercício, Fábio Partelli; a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Ufes em exercício, Mabel de Almeida; a chefe do Departamento de Enfermagem da Ufes em exercício, Walckíria Sipolatti; e a professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Franciéle Marabotti, coordenadora do Lavisa, do Seminário e do curso de especialização.

Sobre o curso

O curso de Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral terá duração de 18 meses, totalizando uma carga horária de 360 horas, e é dirigido a profissionais das áreas de Assistência Social, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Direito, Educação e Psicologia.

As 320 vagas ofertadas foram distribuídas pelos polos de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Vila Velha e Vitória.

A proposta do curso é possibilitar que os participantes compreendam o fenômeno da violência, reconheçam seus sinais, sintomas e impactos na saúde, conheçam os cuidados e a rede de proteção, e integrem os aspectos teóricos e práticos, contribuindo na melhoria da tomada de decisão.

Além das atividades realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), haverá encontros presenciais obrigatórios e virtuais síncronos realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Coordenação do evento