Seminário reúne pesquisadores de diversos países para discutir a pedagogia da alternância

08/03/2024 - 16:32  •  Atualizado 11/03/2024 19:47

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE/Ufes), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade, realizou nesta sexta-feira, 8, o I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância na Ufes. Com o tema Pedagogia da Alternância e seus impactos na formação de jovens: discussões sobre as diferentes experiências na América, Europa e Ásia, o evento reuniu pesquisadores da Espanha, Canadá, Angola, Moçambique e da América Latina.

O Ministério da Educação define a Pedagogia da Alternância como um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.

A mesa de abertura foi composta pela vice-diretora do Centro de Educação, Silvana Ventorim; pelo presidente da Associação Internacional de Centros Familiares da Educação Rural e ex-ministro da Agricultura e Pecuária da Argentina, Matias Pestano; pelo professor da Universidade Internacional da Catalunya (Espanha) Pedro Puig-Calvó; pelo superintendente do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Idalgizo Monequi; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Ufes, Alessandro Braga; pela vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Ufes, Sandra Kretli; pela coordenadora do curso de Licenciatura em Educação no Campo da Ufes, Marluce Simões; e pela coordenadora de Licenciatura em Pedagogia da Ufes, Rosiclei Macedo.

Em sua fala, o professor Pedro Puig-Calvó parabenizou o evento por oportunizar uma formação continuada: “Precisamos dessa educação e precisamos incentivá-la, não podemos ficar parados com o que aprendemos”.

Parceria

A professora Janinha Gerke, organizadora do evento, evidenciou que o seminário propôs um momento de diálogo entre estudantes da graduação e da pós-graduação com professores e pesquisadores interessados na temática. Ela reiterou a formalização de parceria com o instituto CRIIA, entidade que coordena os trabalhos da Pedagogia da Alternância em nível internacional e fortalece as parcerias já existentes por meio dos grupos de pesquisas, licenciaturas e instituições.

“O evento é um momento de síntese e socialização de uma pesquisa internacional de 15 países que também trabalham com a Pedagogia de Alternância, abordando os impactos dessa formação entre os jovens na questão da sustentabilidade do meio, na geração de trabalho e renda”, ressalta Gerke.

Ao final, foi realizada a assinatura de convênios e parcerias internacionais entre grupos de pesquisas e programas de pós-graduação, sinalizando um momento de intenções de colaboração entre o instituto CRIIA e a Ufes.

Texto e fotos: Thaísa Mascarenhas (bolsista em projeto de Comunicação)