Seminário aborda práticas do jornalismo nesta quinta, 1º de julho, às 19h

30/06/2021 - 19:22  •  Atualizado 01/07/2021 20:09

O Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes), realiza nesta quinta-feira, 1º de julho, mais uma edição dos Seminários Observações. O evento abordará o tema Jornalismo e suas práticas e será transmitido pelo canal do YouTube do Observatório a partir das 19 horas.

O seminário terá a mediação do pesquisador do Observatório da Mídia Edgard Rebouças, e os comentários ficarão sob a responsabilidade de Danilo Rothberg, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Faac/Unesp) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Esta edição do “Observações” reunirá quatro trabalhos apresentados em congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da SBPJor ao longo de 2020, produzidos por dois professores do Departamento de Comunicação da Ufes, um pesquisador de iniciação científica e uma egressa do mestrado do PósCom-Ufes. O primeiro artigo é de autoria do professor Rafael Henriquese e tem como título O jornalismo declaratório e a objetividade jornalística. O estudo trabalha a questão da objetividade jornalística, a partir da análise de notícias sobre as declarações do presidente da República, frente à pandemia da covid-19.

Já o professor Rafael Bellan apresentará o artigo Jornalismo em tempos de desmanche: elementos dominantes, residuais e emergentes, que observou a materialidade do jornalismo em tempos de desmanche neoliberal, a ascensão do capitalismo financeiro, a corrosão do trabalho e a plataformização da vida social, buscando compreender as contradições dessa prática humana de conhecimento.

Precarização profissional

O terceiro trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica do estudante de graduação Vitori Silva, sob a orientação do professor Rafael Bellan. Com o título O trabalho dos jornalistas de A Tribuna: impactos da precarização profissional na redação do impresso capixaba, o estudo apresenta e discute os dados recolhidos durante a pesquisa que buscou mostrar as condições de trabalho na redação do principal jornal impresso no Espírito Santo. Ele se baseou nos relatos de profissionais e ex-funcionários da redação de A Tribuna.

Por fim, a mestra pelo PósCom-Ufes Nathália Gomes apresenta o artigo O papel hegemônico da mídia na criação de consensos: o silenciamento quilombola como marcador de racismo no jornalismo. O trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado da autora e investiga o silenciamento das vozes negras no jornal A Tribuna, a partir da análise das fontes eleitas pelos repórteres acerca do tema conflitos agrários entre comunidades quilombolas e o agronegócio do eucalipto.

Os Seminários Observações são realizados pelo Observatório da Mídia desde 2009 e, a partir deste ano, têm sido exibidos mensalmente ao vivo pelo canal do Observatório no YouTube. Desde fevereiro, já foram abordados os temas Informação e SaúdeComunicação e MulheresComunicação, história e temporalidades e Jornalismo e Sociedade, sempre com os resultados de estudos apresentados em eventos regionais, nacionais e internacionais por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Ação da Ufes. Todas as edições deste novo formato estão disponíveis no canal do YouTube do Observatório da Mídia.

A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Para receber certificado de participação, é necessário preencher o formulário (clique aqui) e confirmar a presença na lista que será disponibilizada na hora do evento ao vivo.

Com informações do Observatório da Mídia.