Semana do Servidor agita os campi de Vitória com programação variada a partir do dia 8

04/11/2022 - 16:37  •  Atualizado 08/11/2022 16:40
Compartilhe

Após duas paradas no interior, nos campi de Alegre e São Mateus, a Semana do Servidor chega aos campi de Goiabeiras e Maruípe nesta terça-feira, 8. Variada e acolhedora, a programação se estende até sexta, 11, com palestras, aulas de dança, show de stand-up, exibição de filmes, atividades esportivas e outras atrações. Sob o tema Juntos outra vez, a edição deste ano marca a volta das ações ao formato presencial depois de dois anos de programação remota, devido à pandemia de covid-19. 

Podem participar das atividades servidores da Ufes, ativos e aposentados, incluindo os do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os prestadores de serviço da Universidade. Para algumas ações com vagas limitadas, é necessário estar inscrito. Ainda há vagas em atividades no campus de Maruípe. Os servidores que não se inscreveram podem participar de atrações sem limite de vagas, como a abertura, no Cine Metrópolis, e a visitação ao Museu de Ciências da Vida (MCV), em Goiabeiras.

Promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em colaboração com uma comissão de servidores da Ufes, as ações acontecem em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

"Com a retomada do formato presencial, optamos por trabalhar temas em cada campus. Cada localidade construiu a programação de acordo com sua identidade", afirma a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda. "Em Goiabeiras e em Maruípe, haverá debates sobre diversidade, ações de saúde da mulher e do homem, atividades esportivas no Centro de Educação Física, oficinas de temáticas variadas e o encerramento com a tradicional Corrida e Caminhada do Servidor".

Goiabeiras

A solenidade de abertura da Semana do Servidor em Goiabeiras começa às 9 horas, no Cine Metrópolis. O cinema também recebe a atração seguinte, às 10 horas: o Cinedebate, com exibição de dois curtas-metragens e bate-papo aberto ao público. Logo ao lado do Metrópolis, integrando-se ao evento, o Museu de Ciências da Vida (MCV) estará aberto à visitação, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas. À tarde, têm início as oficinas de Musicoterapia e de Mobgrafia (fotografia com o celular), esta última dividida em três dias, sempre na Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico (DDP).

Confira a programação completa do campus.

O segundo dia do evento em Goiabeiras começa com a roda de conversa Como seu cérebro funciona em relação a dinheiro?, às 9 horas, na DDP. Depois, a programação passa para o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), onde acontecem a oficina de forró pé de serra, às 10 horas, e atividades no Parque de Aventuras, das 14 às 17 horas, com tirolesa, arvorismo e paredão de escalada. À tarde, a Semana do Servidor volta a ocupar a DDP com Ventosaterapia e palestra sobre insatisfação corporal.

Já na quinta-feira, 10, às 8h30, o auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central (BC), abre as portas para a oficina Compreendendo e lidando sabiamente com as emoções. O auditório também recebe uma acolhedora roda de conversa sobre luto, às 14 horas, depois de uma pausa para relaxamento na Sala de Pilates do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem/CEFD), das 10 às 11 horas. Na parte da tarde, na DDP, os servidores participam de oficinas sobre moda, preparação vocal e mobgrafia.

Na sexta-feira, 11, último dia de ações da Semana do Servidor em Goiabeiras, acontece a tradicional Corrida e Caminhada dos Servidores "Correndo atrás dos seus direitos", a partir das 7 horas, com largada em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes). Das 14 às 17 horas, o Parque de Aventuras abre mais uma vez para atividades esportivas e de lazer, encerrando a programação no campus.

Maruípe

No campus de Maruípe, as atividades começam às 10 horas do dia 8, com apresentação da Banda do Exército Brasileiro – 38º Batalhão Tibúrcio, no Pátio do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). Às 12 horas, os servidores poderão assistir à Missa em Ação de Graças na Capela Santa Terezinha do Menino Jesus.

Na quarta, 9, o auditório Rosa Maria Costa Rego Paranhos recebe a abertura do evento, às 9 horas. Logo depois, às 10h, todos estão convidados para a apresentação do Coral da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), no pátio do Hucam. Pela manhã e no início da tarde, ainda acontecem três eventos formativos na subsede do Sintufes: a exibição do documentário Endometriose: a minha dor não é normal e as palestras Microbiota, dieta e saúde Armadilhas das finanças pessoais – Aprenda a se livrar delas! Vale lembrar que durante os dias 9 e 10, das 7 às 17 horas, haverá triagem de doença renal para colaboradores do Hucam, no deck da subsede do Sintufes.

A manhã de quinta, 10, será dedicada à saúde e ao bem-estar dos servidores. Às 8 horas, o deck do Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebe uma aula de Tai Chi Chuan. Das 9 às 13 horas, os trabalhadores podem relaxar no deck do Sintufes com a Massagem Quick, uma técnica de massoterapia que alivia as tensões musculares de forma imediata. Às 10h e às 14h, a Semana do Servidor oferece três palestras: Saúde 4.0 – Saúde não é o mais importante: é tudo! e Aprenda a usar cores e transforme seus looks, no Sintufes; e Conversando sobre os direitos sexuais e reprodutivos, no Instituto de Odontologia (Ioufes).

Na sexta, 11, às 9 horas, o pátio do Hucam recebe mais uma apresentação musical, desta vez com o Coral Passarinhos, da ONG Jardins Cultivando Vidas. Às 10 horas, acontece a última palestra do evento, Segurança no trânsito: principais fatores de risco, no Sintufes. Para o encerramento da Semana do Servidor em Maruípe, a organização escolheu duas programações bem divertidas: às 14 horas, o stand-up Quando o ovo soca: uma prosa sobre sexo, vida e relacionamentos, no auditório Rosa Maria Costa Rego Paranhos, e uma oficina de forró pé de serra, às 15 horas, no deck do Sintufes.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho