Homenagens a personalidades capixabas e instituições que se destacaram no desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo marcaram a solenidade de abertura da 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada nesta quarta-feira, 12, no Teatro Universitário.
Durante a solenidade, que teve início às 19 horas, foram entregues placas comemorativas ao ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla; ao professor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, Elizardo Corral Vasquez; e ao diretor-presidente da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), Aridelmo Teixeira. Já as instituições homenageadas foram o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação e a Escola Estadual Gomes Cardim.
A abertura contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Neyval Reis; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky; e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Alberto Gavini, entre outros.
Para o secretário Klinger Barbosa, as semanas estaduais de Ciência e Tecnologia viraram uma grande festa. “Uma festa aberta que mostra para todo o Estado o que está sendo feito na área de Ciência e Tecnologia. A Ufes é o melhor lugar para abrigar essa festa, já que esse ano a Universidade comemora 60 anos de existência. Uma história que sempre teve um papel decisivo para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.
O pró-reitor Neyval Reis destacou ser uma honra receber um evento desse porte na Ufes. “Esse não é um evento apenas para a comunidade científica, mas para toda a sociedade capixaba, principalmente a juventude. Além de ser uma grande festa onde podemos celebrar os 60 anos da Ufes, em eventos como esse formamos a base dos nossos futuros alunos, futuros professores e pesquisadores. É muito importante para instigar a curiosidade e o interesse pela metodologia da pesquisa em nossos alunos”, destacou.
Por Hélio Marchioni, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)
Universidade Federal do Espírito Santo