Semana de C&T: Homenagens marcam a solenidade de abertura do evento

13/11/2014 - 17:20  •  Atualizado 14/11/2014 16:28

Homenagens a personalidades capixabas e instituições que se destacaram no desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo marcaram a solenidade de abertura da 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada nesta quarta-feira, 12, no Teatro Universitário.

Durante a solenidade, que teve início às 19 horas, foram entregues placas comemorativas ao ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla; ao professor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, Elizardo Corral Vasquez; e ao diretor-presidente da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), Aridelmo Teixeira. Já as instituições homenageadas foram o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação e a Escola Estadual Gomes Cardim.

A abertura contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Neyval Reis; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky; e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Alberto Gavini, entre outros.

Para o secretário Klinger Barbosa, as semanas estaduais de Ciência e Tecnologia viraram uma grande festa. “Uma festa aberta que mostra para todo o Estado o que está sendo feito na área de Ciência e Tecnologia. A Ufes é o melhor lugar para abrigar essa festa, já que esse ano a Universidade comemora 60 anos de existência. Uma história que sempre teve um papel decisivo para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.

O pró-reitor Neyval Reis destacou ser uma honra receber um evento desse porte na Ufes. “Esse não é um evento apenas para a comunidade científica, mas para toda a sociedade capixaba, principalmente a juventude. Além de ser uma grande festa onde podemos celebrar os 60 anos da Ufes, em eventos como esse formamos a base dos nossos futuros alunos, futuros professores e pesquisadores. É muito importante para instigar a curiosidade e o interesse pela metodologia da pesquisa em nossos alunos”, destacou.

Por Hélio Marchioni, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)