Seleção: inscrições abertas para professores bolsistas, substitutos, estrangeiros e efetivos

08/05/2019 - 17:36  •  Atualizado 09/05/2019 18:37

A Ufes divulgou editais com diferentes oportunidades para professores interessados em lecionar na Universidade. As vagas são para professores bolsistas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), professores substitutos e visitante estrangeiro, com contratação temporária, além de oportunidades para professores efetivos.

O Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi-IsF) está selecionando um professor bolsista para o curso de francês. Os interessados podem se candidatar até 14 de maio, enviando a ficha de inscrição preenchida para o e-mail idiomas.internacional@ufes.br. O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise documental e prova de aptidão didática em francês. Terão prioridade os estudantes matriculados na Licenciatura em Letras Português/Francês da Ufes.

O selecionado irá responder pela regência de uma turma com 15 a 25 participantes ou pela oferta de oficinas e palestras ou, ainda, pela prestação de tutoria e atendimento especializado. Entre as atribuições do professor bolsista está acompanhar a participação e a evolução de alunos em cursos ofertados pelo Programa IsF-Francês; produzir o material didático que compõe a base do curso e desenvolver tarefas e provas avaliativas para o ensino-aprendizagem da língua francesa. O bolsista também deve participar de formação pedagógico-administrativa de planejamento e de estudos, com carga horária de quatro horas semanais.

Para professores IsF de língua inglesa, a seleção será para formação de cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas de 13 a 16 de maio, na secretaria do NucLi-IsF, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Terão prioridade os estudantes da Ufes matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras Inglês. O processo seletivo simplificado será constituído de duas etapas: análise documental, avaliação didática e de proficiência. Os selecionados irão cumprir carga horária de 20 horas semanais.

Substitutos

Já para professores substitutos, as oportunidades são, no município de Alegre, para as áreas/subáreas de Clínica Cirúrgica de Animais de Produção/Anestesiologia Veterinária (1 vaga); e de Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal/Ciências Agrárias/Fitotecnia (1). Já em Jerônimo Monteiro, a oportunidade é para a área/subárea de Recursos Florestais e Engenharia Florestal/ Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais/ Relações Água-Madeira e Secagem e Processamento Mecânico da Madeira (1). As inscrições podem ser feitas de 6 a 10 de maio, nas secretarias dos departamentos responsáveis pela oferta.

A remuneração do professor substituto será de acordo com a carga horária e a titulação exigida no edital do processo seletivo. Os profissionais serão contratados em regime de 40 horas semanais, distribuídas nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição. O contrato será por um período letivo, podendo haver contratação por menor período, conforme o caso.  As possíveis prorrogações não poderão exceder o tempo total de dois anos.

Os candidatos remanescentes poderão ser convocados para assumir vagas surgidas durante a validade do processo seletivo, que é de um ano.

Visitante

Para professor visitante estrangeiro, a oportunidade é para lecionar no Departamento de Direito, área/subárea de Direito/ Teoria do Direito/ História do Direito (1). As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 10 de maio pelo e-mail ppgdir.ufes@gmail.com. A duração do contrato será de um ano, podendo ser prorrogado até o total de quatro anos.

Efetivos

Para quem quer ingressar no quadro permanente da Ufes, as oportunidades, no campus de Goiabeiras são para as áreas/subáreas de Direito/Direito Processual Civil (1); Economia/Teoria Econômica (1); Serviço Social/Fundamentos do Serviço Social (1); Artes/Artes Plásticas/Cerâmica/Escultura (1); Artes/Artes Plásticas (1); e Linguística/Teoria e Análise Linguística (1).

Já no campus de Maruípe, a vagas são para as áreas/subáreas de Odontologia/Clínica Odontológica (2). No campus de São Mateus, também há duas vagas para a área/subárea de Enfermagem/Enfermagem Médico-Cirúrgica.

O período de inscrições prossegue até 8 de maio para o cargo do Departamento de Economia e até 21 de maio para as demais. Os interessados devem se dirigir às secretarias dos departamentos responsáveis pela oferta das vagas e pelos respectivos processos de seleção. Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via Sedex. A taxa de inscrição será de R$ 250.

O professor aprovado para área/subárea de Direito/Direito Processual Civil terá regime de trabalho de 20 horas semanais, enquanto os outros professores terão regime de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva. O horário deverá ser cumprido na forma estabelecida pelo respectivo campus, nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição. O prazo de validade do concurso será de dois anos, a partir da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Demais informações estão acessíveis nos editais anexados abaixo, no endereço www.progep.ufes.br e nos sites dos departamentos ofertantes, onde os candidatos deverão acompanhar eventuais alterações nesses documentos e os resultados das etapas de seleção.

Texto: Nábila Corrêa