Seleção aberta para quatro programas de pós-graduação. Confira!

28/09/2022 - 17:40  •  Atualizado 29/09/2022 12:09

Mais quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas, um deles ainda em setembro, em processos seletivos com ofertas de vagas para ingresso em 2023.

Em Alegre, as oportunidades são no Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Já em Vitória, as vagas são para os programas de pós-graduação em Ensino de Física e em Política Social, no campus de Goiabeiras, e para o de Nutrição e Saúde, no campus de Maruípe.

Além destes, os programas de pós-graduação em História, Geografia, Educação, Arquitetura e Artes permanecem com inscrições abertas

Confira abaixo as novas oportunidades:

Ensino de Física (Mestrado Nacional Profissional)

A Comissão de Seleção do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) está recebendo inscrições para processo seletivo que preencherá dez vagas. Os interessados poderão se candidatar até 30 de setembro, por meio de formulário on-line disponível na página do processo seletivo. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 65. A seleção será feita por meio da Prova Escrita Nacional, prevista para 16 de outubro, e da Prova de Defesa de Memorial.

O MNPEF é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física, na educação básica, ou em Ciências, no nível fundamental, que sejam egressos ou estudantes finalistas de cursos de graduação em Física (licenciatura ou bacharelado) ou de cursos de Educação.

Curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, o MNPEF é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado na Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória (Polo 12).

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

Prosseguem, até 13 outubro, as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Serão ofertadas seis vagas para egressos e estudantes concluintes de curso superior de graduação (bacharelado ou licenciatura plena) nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins. As inscrições com a documentação exigida serão recebidas pelo pctaufes@yahoo.com.br.

Nutrição e Saúde (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde está com processo seletivo aberto para 22 vagas em seu curso de mestrado, sendo 20% destas reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI). Os interessados deverão enviar a documentação exigida até 14 de outubro, pelo e-mail ps.ppgns.ufes@gmail.com.

O público-alvo do mestrado em Nutrição e Saúde são os profissionais graduados nas áreas das Ciências da Saúde e áreas afins.

Política Social (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Política Social está com inscrições abertas, até 17 de outubro, para seis vagas remanescentes em seu curso de doutorado. Do total, 25% serão reservadas para alunos pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Os candidatos deverão preencher formulário on-line disponível no site do Programa e anexar a documentação requerida. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 180, sendo possível solicitar a isenção até 7 de outubro, nos casos previstos no edital. O público-alvo da seleção é quem possui titulação em nível de mestrado ou quem está próximo de concluir o curso, nos termos definidos no documento de abertura da seleção.

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes