Secretária Nacional de Enfrentamento à Covid conhece pesquisas do Hucam sobre vacinas

04/02/2022 - 17:25  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Melo, visitou nesta quinta-feira, 3, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) e conheceu dois destacados projetos de pesquisa da unidade para a utilização de vacinas contra a doença.

Coordenadora científica de ambos os estudos, a médica Valéria Valim mostrou os resultados positivos do Projeto Viana Vacinada para a efetividade do uso de metade da dose prescrita em bula para a vacina da AstraZeneca/Fiocruz na população adulta e exibiu também o andamento do Projeto Curumim, que medirá a eficácia do imunizante Coronavac entre crianças e adolescentes.

Na foto principal, a médica Valéria Valim apresenta projetos de pesquisa do Hucam sobre vacinas contra a covid para a secretária Rosana Melo (sentada, à esquerda).

Antes, a secretária do Ministério da Saúde percorreu as instalações do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) que abriga amostras de sangue para as pesquisas, acolhe voluntários e aplica vacina no público-alvo do projeto Curumim. No local, todos os responsáveis pelas crianças participantes são orientados sobre os objetivos da pesquisa e assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Recebida pelo secretário estadual de Saúde do ES, Nésio Fernandes, pela superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon, pelo superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Martins, e por gestores do hospital, Melo elogiou a apresentação: "A pandemia mostra que é a união que nos faz ter resultado e dar respostas mais concretas. Não há dissociação entre ensino e assistência. Quando percebemos isso, ganham não só os pacientes, mas principalmente os profissionais que estão sendo formados. Foi fantástico o primeiro encontro com a Universidade".

A superintendente do Hucam-Ufes (na foto ao lado, a primeira à direita) destacou que a realização de projetos de pesquisa significa cumprir com a missão da instituição e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), rede à qual o Hucam está integrado: "Poder realizar tudo isso em um momento tão desafiador nos traz satisfação. Convido o Ministério que volte a nos visitar e que esteja sempre conosco".

O secretário estadual de Saúde do ES destacou a parceria institucional que tem levado adiante ambos os projetos e falou sobre a convergência entre a gestão da saúde pública, da pesquisa e da inovação: "A educação faz parte do projeto gestor. Quando incluímos pesquisa e inovação no processo de educação e conseguimos potencializá-lo como resposta de emergência em saúde pública, conseguimos dar muito resultado".

Por fim, a cientista que coordena as duas pesquisas agradeceu a visita: "Ver a condução da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid e da Secretaria Estadual é motivo de honra e alegria. Temos ações acertadas porque temos instituições fortes".

Texto e fotos: Duilo Victor - Unidade de Comunicação Social do Hucam-Ufes