SBPC, Andifes e outras entidades realizam ato pela democracia nesta quinta, 5

04/10/2023 - 18:05  •  Atualizado 05/10/2023 17:45

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quinta-feira, 5, o Ato de Luta pela Democracia Brasileira. O evento será realizado de forma on-line, a partir das 14 horas, com transmissão pelo Canal SBPC no YouTube.

Participarão do ato representes da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.BR), além da jornalista Hildegard Angel; do ex-deputado federal Alessando Molon; e do deputado constituinte Hermes Zaneti.

A data, a ser celebrada anualmente a partir deste ano, foi promovida pela Andifes em união com outras quase 100 outras entidades - entre elas a SBPC, a ABC e a ABI. A proposta de alertar a sociedade e educar, em especial os mais jovens, sobre os valores inarredáveis da democracia, além de expressar o repúdio à ditadura, à tortura e à censura. O dia 5 de outubro foi escolhido por ser a data da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Na Ufes, para marcar a data, as bandeiras da Universidade, do Espírito Santo e do Brasil foram hasteadas no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário.

“Esta é, portanto, uma iniciativa da sociedade civil brasileira. Precisamos destacar tanto o significado negativo e perverso das ditaduras, quanto os ganhos em liberdade e qualidade de vida proporcionados pelo regime democrático – que o Brasil ainda necessita consolidar, criando uma cultura vibrante de valores positivos, como a igualdade de oportunidades para todos, já iniciada com a política de ação afirmativa que tanto democratizou o acesso ao ensino superior público e gratuito”, reforça a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão.

*Informações atualizadas em 05/10/2023 às 11h30.

Com informações da Andifes.